Links de Acesso

O furacão Katrina atingiu terra em Grand Isle


O furacão Katrina atingiu terra em Grand Isle, no Estado da Louisiana, pouco antes do nascer do Sol, transportando ventos estimados em cerca de 240 quilómetros por hora.

Em Nova Orleans, uma cidade com perto de meio milhão de habitantes encontra-se em vigor uma ordem de evacuação obrigatória. Meteorologistas alertaram que ondas de seis metros de altura causadas pelo furacão poderão causar uma inundação geral da cidade. A maior parte de Nova Orleans situa-se abaixo do nível do mar, protegida por aterros e um sistema de bombagem que poderão não ser capacidade de dar vazão ao volume de aguas gerado pelo furacão.

Cerca de 10 mil pessoas incapacitadas de deixarem a cidade foram abrigadas pelas autoridades no Louisiana Superdome, um estádio de futebol americano. Mas funcionários manifestaram preocupação pelo complexo desportivo, já que fortes ventos causaram pequenas fendas na sua gigantesca cobertura. O estádio ficou sem energia eléctrica pelas cinco horas da manhã, tendo os seus geradores de emergência reposto a luz, mas não o ar condicionado.

A governadora do Estado da Louisina, Kathleen Bibeneau Blanco, falando a partir do centro de operações de emergência em Baton Rouge, apelou aos residentes de Nova Orleans para se manterem calmos e serem pacientes.

“Lembrem-se que algumas ruas e estradas irão ficar inundadas e poderão não dar passagem. Arvores irão cair. Irão ficar sem energia eléctrica. Por isso, em alguns casos, provavelmente em muitos casos, as pessoas não irão ter possibilidades de regressarem imediatamente a suas casas.”

O furacão Katrina atravessou o sul da Florida na semana passada com uma intensidade muito menor e mesmo assim foi responsável por nove mortes.

O Katrina deverá enfraquecer depois de entrar em terra, mas os meteorologistas dizem que poderá continuar a ser um furacão por mais um dia enquanto se movimentar através do sudeste dos Estados Unidos.

XS
SM
MD
LG