Links de Acesso

Busca a varias casas e escritórios


A Unidade da Procuradoria da Justiça da África do Sul efectuou busca a varias casas e escritórios ocupados ou ligados ao demitido vice-presidente sul africano, Jacob Zuma.

Membros daquela unidade da justiça sul africana, conhecido por Escorpião, revistaram a residência do Zuma em Joanesburgo e a sua casa no Kwazulu Natal. Rusgas semelhantes foram igualmente levadas a cabo um pouco por todo o pais, nomeadamente a escritórios e residências, de advogados, conselheiros financeiros entre outras personalidades, ligadas ao antigo vice-presidente demitido.

Na residência luxuosa de Joanesburgo, adquirida recentemente por 600 mil dólares, registou-se um pequeno braço de ferro entre os Escorpiões e os guarda costas de Zuma, que exigiam que a unidade da justiça se desarmasse.

Ultrapassado o clima de tensão, caixas com dados de computadores e discos duros de computadores foram removidos daquela residência pela Unidade Especial da Procuradoria da Justiça da África do Sul.

Ha dois meses atras, Jacob Zuma foi acusado de corrupção, na sequência da condenação do seu conselheiro financeiro, Shabir Shaik acusado de corrupção e fraude.

O juiz no caso, considerou que as relações entre Shaik e Zuma eram naturalmente também, de corrupção. O julgamento do caso do vice-presidente, Jacob Zuma esta marcado para Outubro próximo.

Numa declaração publica, a unidade Escorpiões, disse que a operação faz parte de uma serie de investigações a que Jacob Zuma tem estado submetido e que aquela unidade tinha recebido na sexta feira ultima um mandato do Supremo Tribunal para efectuar as buscas.

Falando a radio nacional, o porta voz daquela unidade da justiça sul africana, Makhosini Nkosi disse que quando o julgamento do caso de Jacob Zuma foi adiado em Junho ultimo, isso devia-se a necessidade de realização de investigações adicionais.

‘Portanto, devem todos saber, a questão de Jacob Zuma foi adiada para Outubro, devido a investigações, que devem ser realizadas e as buscas e confiscações são fases dessas investigações.’

A maior confederação sindical do sector do comercio do pais, a COSATU, condenou as rusgas da justiça que considerou parte do que consideram processo de perseguição de Jacob Zuma.

O secretario geral daquela organização sindical, Zwelinzima Vavi disse que a perseguição do antigo vice-presidente poderá levar o pais ao caos.

No inicio da semana, aquela federal sindical adoptou uma resolução instando o presidente Mbeki a reconduzir Jacob Zuma no cargo de vice-presidente. A COSATU exigiu ainda a retirada das acusações que pesam sob Zuma .

A resolução do sindicato foi largamente criticada por vários sectores na África do Sul.

O porta voz do governo, Joel Netschi Enzhe espera que ninguém nas suas palavras, peça ao presidente Thabo Mbeki que viole a lei, que rasgue a constituição do pais ou mine a jovem democracia sul africana.

XS
SM
MD
LG