Links de Acesso

Um sino de bronze tocou no Parque Comemorativo da Paz, em Nagasaki


Um sino de bronze tocou hoje, terça-feira, de manhã, no Parque Comemorativo da Paz, em Nagasaki, no momento exacto em que uma bomba de plutónio lançada de um avião de guerra militar americano, explodindo a 500 metros da cidade portuária ao sul do Japão, há 60 anos.

Enquanto o sino tocava, as 60 mil pessoas congregadas para a cerimónia, entre as quais os sobreviventes da bomba atómica, mantiveram-se durante um minuto num silêncio de oração pelas 80 mil vitimas que morreram nesse dia, e pelas dezenas de milhar doutras que sucumbiram por doenças relacionadas a radiações.

Falando durante a cerimónia, o Presidente da Câmara Municipal de Nagasaki, Itchot Ito, manifestou indignação pelas potências nucleares mundiais, afirmando que essas nações, entre as quais, os Estados Unidos, em particular, ignoraram os seus empenhos internacionais relativamente à força dissuasória nuclear, facto que, disse, provoca uma extrema indignação ao povo de Nagasaki, por ser uma atitude que calca aos pés as esperanças de todos os povos do mundo.

Disse Ito Itchoh que enquanto se pode entender a irritação dos americanos devido à ansiedade e aos horrores resultantes dos ataques terroristas de onze de Setembro, por outro lado, afirmou, os americanos devem-se interrogar se a sua segurança estará firmemente apoiada nas políticas do seu governo que mantém dezenas de milhar de armas nucleares, levando a cabo repetidos testes nucleares encobertos, ou desenvolvendo ainda novas armas nucleares em miniatura.

Por sua vez, o Primeiro Ministro Junichiro Koizumi, embora envolvido numa nova crise política interna, que o forçou a dissolver o Parlamento na segunda-feira, fez um discurso breve, mas semelhante ao do Presidente da Câmara Municipal de Nagasaki, tres dias antes, na cerimonia comemorativa, em Hiroshima, em que recordou os horrores causados às vitimas da explosão atómica naquela cidade japonesa.

Disse Koizumi que o Japão vai continuar a respeitar a sua constituição pacífica, e a não possuir ou permitir armas nucleares no seu solo. Mas a afirmação mais comovente foi feita por um dos sobreviventes da explosão de 9 de Agosto de 1945,Fumie Sakamoto, de 74 anos de idade, que disse que na presença das almas das vitimas da explosão de 1945, exigia que Nagasaki seja o sitio da ultima explosão nuclear no mundo.

O horror dos ataques a Hiroshima e Nagasaki resultou numa devastação sem precedentes do Japão e na rendição das forças nipónicas uma semana mais tarde, pondo fim à Segunda Guerra Mundial, seis anos depois do seu começo.

XS
SM
MD
LG