Links de Acesso

Ante projecto da nova constituição


No Iraque, os lideres shiitas e curdos manifestaram-se confiantes na apresentação a Assembleia Nacional, ainda dentro do prazo previsto, portanto, hoje segunda feira, do ante projecto da nova constituição mesmo ante a oposição dos lideres sunitas, quanto às questões chaves da nova lei máxima do país.

Para os lideres shitas e curdos, mesmo ante a existência de vários pontos em divergência, a nova lei máxima conseguiu progressos consideráveis a ponto de poder ser apresentado ainda hoje apreciação da Assembleia Nacional, conforme o prazo originalmente estabelecido.

Membros do parlamento nacional iraquiano reúnem-se hoje numa sessão especial, mas apesar da crescente onda de confiança, os legisladores iraquianos poderão não iniciar hoje a revisão do ante projecto da nova constituição.

Um parlamentar curdo e membro da comissão encarregada da redacção da nova constituição, Mahmoud Othaman, disse que o prazo limite poderá ainda ser cumprido, isto numa altura em que os curdos e shiitas que detêm a maioria no parlamento, debatem-se nos últimos instante por um acordo em alguns dos vários aspectos ainda em divergência.

‘Eles concordaram com alguns pontos, nomeadamente o nome a dar a republica, as duas línguas do país, o curdo e o árabe, quanto aos recursos nacionais, só parcialmente...portanto não no seu todo. Eles estão de momento debatendo esses aspectos.’

Curdos e shiitas concordaram igualmente na institucionalização de um estado federal. O federalismo vinha sendo uma das grandes reivindicações dos curdos, que já desfrutam de uma relativa autonomia do poder central em Bagdade. Nos últimos dias, poderosos lideres shiitas avançaram igualmente com a ideia de criação de uma zona autónoma shiita, no sul rico em petróleo.

De acordo com os observadores, os curdos e os shiitas irão eventualmente fazer recurso a sua maioria parlamentar para fazer aprovar a nova constituição, que terá ainda que ser submetido a referendo aos eleitores iraquianos em Outubro ou Dezembro próximo.

A apresentação hoje do ante projecto da nova constituição, a Assembleia Nacional servira para manter activo o processo político iraquiano, apesar da resistência de alguns lideres sunitas árabes, envolvidos com a rebelião e a violência que assola diariamente o país.

Os sunitas que são a favor do poder nas mãos de um governo central, tem repetidas vezes expressado a sua posição ao federalismo, que segundo eles serviria apenas para contribuir para a desintegração do Iraque.

O líder curdo iraquiano, Mahmoud Othman disse que os lideres shiitas, apesar do empenho, não conseguiram entretanto convencer os sunitas árabes, quanto a este principio.

‘Os sunitas continuam a não concordar com o principio do federalismo. Continuaremos a tentar convencer os sunitas a aceitarem esse principio. As coisas ainda não terminaram.’

Para evitar um eventual atraso no processo político no Iraque, que poderia atiçar ainda mais, a violência, os Estados Unidos tem vindo a pressionar os lideres iraquianos a cumprirem com o prazo estipulado para a apresentação ao parlamento do ante projecto da nova constituição do país.

XS
SM
MD
LG