Links de Acesso

EUA e Índia Aprofundam Relações


Terrorismo e comércio serão os dos temas no topo da agenda do encontro a realizar esta segunda-feira entre o presidente GW Bush e o primeiro-ministro indiano Manmohan Singh.

Visitantes estrangeiros na Casa Branca são um acontecimento comum. Mas, uma visita de Estado, é uma raridade.

Desde a cerimónia de boas vinda ao banquete de Estado, o presidente Bush terá oportunidade de sublinhar o seu desejo de boas relações com a Índia.

Estas relações arrefeceram durante o período da Guerra Fria, quando a Índia e os EUA estiveram frequentemente em campos opostos e a desconfiança estava na ordem do dia. As relações tornaram-se mais calorosas após o colapso da URSS no início da década de 90 para atingirem o seu ponto mais baixo em 1998, quando a Índia efectuou experiências nucleares.

O 11 de Setembro de 2001, os ataques terroristas contra os EUA deram novo ímpeto para a melhoria das relações bilaterais. Num comunicado anunciando a visita, a Casa Branca sublinhou ver esta visita de Estado do primeiro-ministro Singh a Washington como o próximo passo para expandir e aprofundar as ligações entre os EUA e a Índia.

Os dois líderes têm uma agenda repleta de temas, com a Casa Branca dando indicações de que as conversações se irão centrar em três questões: terrorismo, comércio e energia.

As autoridades indianas afirmam que os recentes atentados bombistas em Londres conferiram um carácter de urgência às conversações sobre a guerra contra o terror. E adiantam que o primeiro-ministro Singh tornou também claro que pretende pedir aos EUA acesso à tecnologia americana para a aplicar no programa civil de energia nuclear da Índia.

Este pedido pode significar problemas para a administração Bush, já que a Índia não assinou o Tratado de Não Proliferação Nuclear e a lei americana impede exportações de tecnologia nuclear para qualquer país que não tenha aderido aquele pacto.

Outra questão difícil é a candidatura da Índia a um lugar permanente no Conselho de Segurança. Tanto Washington como Nova Deli tornaram claro que ambos os países querem sublinhar áreas de acordo durante esta visita de Estado e concentrar-se em edificar os fundamentos de um relacionamento futuro mais forte.

Esta será a primeira visita de Estado feita a Washington por um chefe do governo indiano nos últimos cinco anos. Para além das conversações e das cerimónias que terão lugar na Casa Branca, o primeiro-ministro Singh irá, na terça-feira, proferir um discurso perante as duas câmaras do Congresso dos EUA.

XS
SM
MD
LG