Links de Acesso

Temas Científicos Inspiram Cantores ”Folk” e Bandas ”Rock”


Recentemente, o jornal ”The New York Times” declarou que os cantores folk e as bandas rock iniciaram uma moda de cantar temas relacionados com a Ciência. Daí letras que falam de física, de astronomia e até mesmo de biologia molecular.

Galileu é apenas um dos cientistas que servem de inspiração para a banda rock de Los Angeles ”Artichoke”. Vale a pena lembrar que ”artichoke” se traduz em português por alcachofra, um vegetal comestível.

Mas, voltando ao álbum musical dos Artichoke”, este tem por título genérico ”26 Cientistas, Primeiro Volume”.

As canções deste álbum são evocações biográficas de 26 cientistas, como por exemplo Albert Einstein, que era um génio, mas que era um péssimo violinista nas horas vagas. Ou ainda outro cientista menos conhecido, Joseph Lister, o pai da cirurgia anti-séptica, que descobriu essa coisa hoje óbvia de que os médicos necessitam de desinfectar as mãos antes de começar a operar.

Timothy Sellers, fundador da banda ”Artichoke” e seu principal letrista e compositor, escolheu um cientista para cada letra do alfabeto. O primeiro álbum vai de A a M e o segundo está já em fase adiantada.

Walter Smith é professor de Física na Universidade de Haverford, no Estado da Pensilvânia, onde é conhecido por interpretar, nas suas aulas, canções relacionadas com a Física. O professor Smith começou a escrever canções relacionadas com a Ciência, em 2001, com a ajuda da sua mulher como forma de entusiasmar os alunos em relação aquela disciplina. Foi nessa altura que as começou a divulgar na Internet.

”Os Cromáticos” são outro grupo que canta sobre Ciência, neste caso sobre astronomia. As suas canções falam de satélites que ainda não foram lançados no Espaço.

Noutro estilo, outra intérprete, Lynda Smith, dá às suas canções um toque de sensualidade. Lynda, que chegou a cantar num cabaret, é agora professora auxiliar de Física. Os temas são sempre científicos, muito embora a interpretação seja diferente.

XS
SM
MD
LG