Links de Acesso

A região continua a enfrentar desafios colocados pelo trafego de anfetaminas


As Nações Unidas acabam de divulgar o relatório anual sobre as drogas, indicando que o Sudeste Asiático poderá ficar livre da produção de ópio, dentro de poucos anos. Apesar das acções antidroga, aquela região continua a enfrentar desafios colocados pelo trafego de anfetaminas.

O relatório de 2005 sustenta que a produção de ópio no Sudeste Asiático encontra-se agora 78 por cento mais baixo do que em 1996, e a produção deve continuar a diminuir mais ainda este ano.

John Doyle, do departamento das Drogas e do Crime da ONU sublinha que a tendência para a irradicação dos opiáceos continua contrabalançada por um aumento significativo no Afeganistão.

A semana passada aquele Gabinete da ONU previa que o Laos possa estar livre de ópio no inicio de 2006, com apenas mil e oitocentos hectares de terra ainda a serem usados para a plantação de papoilas.

A Birmânia e a Tailândia anunciaram igualmente a diminuição sustentada na produção de ópio, mas enquanto a produção de ópio diminui a Ásia continua a ser um centro para a produção, e o uso, de estimulantes do tipo anfetamina.

'O maior mercado para as anfetaminas, em particular a meta anfetaminas, encontra-se no leste e sudeste da Ásia, com a sub região a representar mais de 60 por cento das apreensões de anfetaminas no ano de 2003'.

O relatório destaca uma descida no consumo de anfetaminas, em grande parte devido a diminuição na Tailândia, do numero de utilizadores, na sequência de uma controversa campanha de repressão.

A repressão levou a morte e mais de duas mil pessoas, o que desencadeou protestos por parte dos grupos de direitos humanos, que acusaram o governo de conduzir uma política de assassinatos extra judiciais. O governo desmentiu, responsabilizando as mortes em rivalidades entre grupos.

Chartchai Suthiklom, vice secretario geral do Gabinete de Controle de narcóticos da Tailândia, refere que tem sido feito progresso com as capturas de meta anfetaminas a descer para sete milhões de comprimidos nos primeiros seis meses de 2005, de um montante que ascendera a 100 milhões, no ano de 2001.

Todavia Chartchai admite que a Tailândia enfrenta novos desafios na produção de anfetaminas

'O mais serio problema de drogas na Tailândia reside nos estimulantes tipo anfetamina ... tendo concluído que a ecstasy e a meta anfetamina são as drogas mais serias para o nosso país'.

Nos primeiros seis meses deste ano, já foram apreendidas cerca de uma centena de quilogramas comparada com os 48 quilos apreendidos em 2004.

Os bandos de droga transferiram a produção e a distribuição para o Laos, o Camboja, as Filipinas e a Malásia após a repressão por parte das autoridades chinesas contra as fabricas de meta anfetaminas na província de Yunnan.

Presentemente a Tailândia, a China, a Índia, o Laos e a Birmânia cooperam no combate a comercialização dos químicos necessários para a produção de anfetaminas.

XS
SM
MD
LG