Links de Acesso

Os resultados provisórios das eleições presidenciais


Na Guine Bissau os resultados provisórios das eleições presidenciais do ultimo domingo, foram esta manhã anunciados em conferencia de imprensa, pelo presidente da Comissão Nacional de Eleições, Aladje Malam Mane.

Com 158.276 votos a nível nacional, Malam Bacai Sanha foi o candidato mais votado, arrecadando assim cerca de 36 por cento dos votos expressos nas urnas, resultado que entretanto não lhe assegura a vitoria na primeira ronda,como chegou a ser perspectivados por elementos afectos a campanha daquele candidato do PAIGC.

Nino Vieira, antigo presidente guineense, derrubado do poder na sequência do conflito militar de 1998 e candidato independente, mereceu a preferencia de 29 por cento dos eleitores guineenses, facto traduzido nas urnas pelos votos de 128.918 eleitores que depositaram a sua confiança neste antigo chefe de estado e candidato independente.

Feitas as contas, passa à segunda volta o candidato do PAIGC no poder, Malam Bacai Sanha e o Xe presidente e candidato independente, Nino Vieira.

De fora para alem de 12 outras candidaturas, fica igualmente Kumba Yala, também ele um antigo presidente e que mereceu a preferencia de 111.606 eleitores, traduzido em cerca de 25 por cento dos votos nacionais .

Em termos regionais, a votação do passado domingo acabou por confirmar o pendor destas eleições presidenciais, para o voto de origem étnica, tal como chegou a ser frisado pela VOA...

Por exemplo na região de Tombali, no sul do pais, área de predominância da etnia Balanta, grupo étnico a que pertence Kumba Yala, 47.77 por centos dos eleitores depositaram a sua confiança no homem do barrete vermelho, contra os 28,81 por cento conseguidos por Malam Bacai Sanha e 15,19 por cento de Nino Vieira .

Idêntico comportamento teve o eleitorado Balanta na região norte de Oio, zona por sinal de onde Kumba Yala e originário e que preferiu votar maioritariamente naquele candidato.

Já na região de Quinara, sul do pais, área de predominância da etnia Beafada, islamizada , o grupo étnico a que pertence o candidato do PAIGC , cerca de 50 por cento dos eleitores preferiram a candidatura de Malam Bacai Sanha.

O mesmo sucedeu no leste do pais, mais precisamente em Bafata, região igualmente de concentração das etnias islamizadas, Mandinga e Fula, cujos eleitores votaram em massa em Bacai Sanha, embora seguido de perto por Nino Vieira, que provou ter eleitores e peso nessa região leste do pais.

Na capital Bissau, Malam Bacai Sanha foi o candidato mais votado, ao merecer a preferencia dos cerca de 41 por cento dos 144.015 eleitores inscritos neste circulo eleitoral, por sinal o maior do pais.

No quadro da lei eleitoral guineense, a Comissão Nacional de Eleições tem agora entre 7 a 10 dias para a divulgação dos resultados definitivos e 2 dias, a data da divulgação dos resultados finais, para a marcação da segunda volta eleitoral.

Realce-se ainda que de acordo com a Comissão Nacional de Eleições, a afluência às urnas situou-se acima dos 80 por cento.

Feitas as contas, Malam Bacai Sanha, o candidato apoiado pelo partido no poder e Nino Vieira, candidato independente serão os protagonistas da segunda ronda eleitoral, a luz dos resultados hoje divulgados pela Comissão Nacional de Eleições.

Como nota de rodapé, refira-se que Francisco Fadul, ex. primeiro ministro do governo de transição do pós-conflito militar de 1998 na Guine Bissau, líder e candidato Unido Social Democrata, Pusd foi o quarto candidato mais votado nestas eleições, ao merecer a preferencia de 12.723 eleitores a nível nacional.

Em termos gerais, as demais candidaturas, nomeadamente as de Idrissa Djalo, apoiado pelo Partido da Unidade Nacional, Adelino Manu Queta, um diplomata com pretensões a presidente e candidato independente, Arregado Mantenque Te, apoiado pelo Partido do Trabalho, Faustino Imbali, antigo primeiro ministro do governo de Kumba Yala e apoiado pelo Partido do Manifesto do Povo, Antonieta Rosa Gomes, a única mulher no pleito eleitoral e líder do Fórum Cívico Guineense, João Tatis Sá, apoiado pelo Partido Popular Guinneense, Iaia Djalo, independente e Mário da Rosa Lopes, diplomata e também candidato independente, obtiveram votações inexpressivas a nível nacional, facto que acaba por reduzir ao quase nulo a importância destas candidaturas, em termos de caca aos apoios, por parte as duas candidaturas que passam a segunda volta destas eleições presidenciais.

E pois nesta perspectiva que Kumba Yala com os seus 111.608 eleitores ganha uma preponderância destacável, para a próxima etapa das eleições presidenciais que se avizinha.

Em termos de reacções, Malam Bacai Sanha, o candidato do partido no poder, o PAIGC, foi o primeiro a reagir aos resultados. Bacai Sanha manifestou-se satisfeito com a vantagem conseguida e manifestou-se confiante em face de possibilidade da vitoria na segunda volta.

Já para o Partido da Renovação Social, na oposição e formação fundada por Kumba Yala, os resultados divulgados pela Comissão Nacional de Eleições não condizem com os números , entretanto não oficiais,na posse do partido, pelo que a candidatura de Kumba Yala não reconhece os resultados divulgados pela Comissão Nacional de Eleições.

XS
SM
MD
LG