Links de Acesso

Cimentaram ainda mais o relacionamento mutuo


A Austrália e o Paquistão são fortes apoiantes da guerra contra o terrorismo liderada pelos Estados Unidos. Em Canberra os dois aliados cimentaram ainda mais o relacionamento mutuo com a assinatura de um novo acordo de segurança.

O memorando de entendimento sobre contra terrorismo permitira aos serviços secretos e as agencias de defesa partilhar informação, bem como a treino conjunto.

O presidente Musharraf chegou no inicio desta semana a Canberra, tendo sido recebido com uma salva de vinte um tiros e uma guarda de honra militar na casa do Parlamento.

A pompa oficial assinalou a primeira visita a Austrália por parte de um chefe de estado paquistanês.

O primeiro ministro australiano John Howard elogiou o compromisso de Musharraf na campanha contra o extremismo.

"Indiquei ao presidente quanto a nível pessoal e do governo australiano admiro a participação corajosa e a do seu pais no combate contra o terrorismo. Ele sobreviveu a duas tentativas de assassinato. Trata-se de uma medida do risco a que se expõe por participar na luta."

Este foi o decimo primeiro pacto de segurança que a Austrália assinou com parceiros internacionais, seguindo – se a um acordo semelhante com a Indonésia à medida que Canberra tenta aumentar a influencia política e económica na Ásia.

O presidente Musharraf utilizou a visita à Austrália para voltar a manifestar optimismo sobre Caxemira, sublinhando que a controvérsia com a Índia pode ser resolvida dentro em breve.

Musharraf acrescentou que os actuais dirigentes das duas nações sul asiáticas tem a oportunidade de obter a paz graças a um bom entendimento mutuo.

XS
SM
MD
LG