Links de Acesso

Nações Asiáticas preparam-se para calamidades


As nações asiáticas perderam dezenas de milhar de vidas nos últimos anos devido a desastres e a doenças. Agora, os governos e os empresários locais tomam medidas contra futuras ameaças. Como parte desse esforço, responsáveis regionais apelam às nações para comunicarem melhor internamente e com os seus vizinhos.

Enquanto a globalização cria oportunidades para o progresso económico, também torna os países mais vulneráveis ao terrorismo, às doenças e aos desastres. Em resultado disso, participantes na reunião do Conselho Económico da Bacia do Pacífico, em Hong Kong, frisaram que a cooperação internacional é crítica na gestão dos desastres.

O representante da Organização Mundial de Saúde na China, Henk Bekedam diz ser particularmente vital, por exemplo, evitar que a gripe das aves se transforme numa pandemia.

Disse Bekedam: "A gripe que, nos últimos 18 meses, matou cerca de 50 pessoas no sueste asiático é transmitida, acima de tudo, por aves infectadas. Mas, os peritos receiam que a forma de transmissão possa mudar e começar a ser transmitida facilmente aos seres humanos e vitimar milhares de pessoas".

A OMS recomendou a criação de uma missão conjunta com o Ministério da China para a Agricultura, o Ministério da Saúde e a administração florestal para que a gripe das aves seja melhor investigada. O dr. Bekedam espera saber, até ao final desta semana, se essa missão será concretizada.

Os delegados à conferência afirmaram que a cooperação interna é chave para a recuperação de desastres criados pelos seres humanos. Yanti Sukamdani, que preside à Associação de Hotéis e Restaurantes da Indonésia, diz que o governo de Jacarta cooperou com o sector privado para ajudar à recuperação de Bali, dos atentados bombistas de 2002, que mataram mais de 200 pessoas e devastaram o turismo.

Sukamdani apelou ao governo para que continue a melhorar a segurança e a comunicar melhor com os industriais do turismo bem como a imprensa, na luta contra o terrorismo.

"Aprendemos que actos de terrorismo podem acontecer em qualquer parte do mundo, mesmo até em paraísos pacíficos. O governo precisa de actuar rápido juntamente com os investidores para responder ao terrorismo e aos desastres naturais na região, bem como internacionais".

Desde o ataque em Bali, o governo indonésio tem tomado uma postura agressiva na sua perseguição a suspeitos terroristas e dezenas deles foram já detidos.

XS
SM
MD
LG