Links de Acesso

A aposta africana de Paul Wolfowitz


O presidente do Banco Mundial, Paul Wolfowitz, enfatizou, numa conferência de imprensa realizada na sede daquela instituição financeira internacional, aqui em Washington, a importância do reforço da assistência a África. E como primeiro sinal desse seu engajamento com o continente, Wolfowitz anunciou que vai visitar de 12 a 18 de Junho, quatro nações da África Sub-sahariana.

Paul Wolfowitz deverá chegar a África, no domingo, depois de participar na reunião dos ministros das Finanças das oito nações mais industrializadas do mundo.

Os ministros das Finanças do Grupo dos 8, reúnem-se em Londres para preparem a cimeira dos líderes das nações mais industrializadas do mundo, que deverá, em principio, ter lugar de 6 a 8 de Julho na Grã Bretanha com o continente africano no centro da agenda dos trabalhos.

Paul Wolfowitz disse que essa sua deslocação a África, será a primeira de uma série de outras que pretende realizar ao continente: ´´Vou visitar quatro países: a Nigéria, o Burkina Faso, o Rwanda e a África do Sul. Penso que esses países reflectem alguma da diversidade da África Sub-sahariana. Espero poder regressar a África com maior frequência. Há muita coisa acontecendo por lá. existe uma margem de diferença bastante grande entre os países daquele continente.´´

Paul Wolfowitz, que nos últimos quatro anos foi Subsecretário da Defesa da administração do presidente George Bush, associa-se assim ao apelo do primeiro ministro britânico, Tony Blair no sentido do incremento da ajuda ao desenvolvimento de África.

Diz, a propósito, Wolfowitz : ´´Penso que a assistência ao desenvolvimento e importante. Mas, só por si, não vai ser suficiente. O que me encoraja é o facto da maior parte das demais componentes do processo de desenvolvimento estarem activos. E isso acaba por valorizar ainda mais, a assistência ao desenvolvimento´´.

Recorde-se que o Banco Mundial é o principal parceiro das economias africanas e igualmente a principal fonte de assistência ao continente africano.

XS
SM
MD
LG