Links de Acesso

Cabo Delgado: Total assegura financiamento do projeto de gás, e a segurança será garantida pelo Estado


Imagem de arquivo. Sede da Total na zona La Defense, arredores de Paris.
Imagem de arquivo. Sede da Total na zona La Defense, arredores de Paris.

A gigante petrolífera Total assinou todos os contratos de financiamento de para a exploração gás, no valor no valor de 15.8 biliões de dólares, em Cabo Delgado, escreve o diário O País, de Maputo.

A exploração será na área 1 da bacia do Rovuma, no distrito de Palma, norte Cabo Delgado, uma região que é, desde 2017, alvo de ataques de insurgentes alegadamente ligados ao Estado Islâmico.

Várias organizações que monitoram o conflito estimam que os ataques terão já provocado a morte de mais de 1100 pessoas e forçado a fuga de milhares para vilas ou províncias seguras.

Embora os insurgentes nunca tenham atacado instalações de multinacionais de gás, a instabilidade é tida como uma dos fatores que podem inviabilizar os projetos bilionários em curso.

Um gestor sênior da Total disse à imprensa, na sexta-feira, 3, em Maputo, que o governo de Maputo está a trabalhar “muito bem” na criação de condições para a exploração de gás, prevista para 2024.

Arnaud Breuilliac, presidente para a área de exploração e produção da Total, desde 2014, disse que tem confiança no trabalho que o Governo faz para garantir a segurança.

O ministro moçambicano dos Recursos Minerais e Energia, Max Tonela, que reuniu com Breuilliac, disse que o Governo trabalha também para assegurar a a participação de empresas moçambicanas na exploração de gás.

XS
SM
MD
LG