Links de Acesso

Guiné-Bissau: Governo apresenta relatório sobre o caso dos cidadãos sírios


Edifício da Assembleia Nacional da Guiné-Bissau
Edifício da Assembleia Nacional da Guiné-Bissau

Os 74 sírios viajaram este mês da capital guineense para Portugal num voo da TAP com passaportes turcos falsificados.

O governo de transição da Guiné-Bissau apresentou hoje o relatório da Comissão de Inquérito sobre o caso dos 74 sírios que viajaram no passado dia 10 deste mês da capital guineense para Portugal, num voo da TAP com passaportes turcos falsos.
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:39 0:00
Faça o Download
O documento, cujos pormenores estão sob segredo da justiça, não aponta o envolvimento de qualquer figura de alto escalão do Governo na operação.

Do relatório apresentado a imprensa pelo Ministro da Justiça, Mamadu Saido Baldé, que presidiu a Comissão do Inquérito, consta que não houve nenhuma ameaça a integridade física contra o pessoal da escala ou da tripulação do voo da TAP.

Saido Baldé revelou sim que a operação foi preparada e executada por uma rede organizada que actuou entre Rabat, capital marroquina, e Bissau, envolvendo cidadãos estrangeiros e nacionais, este último, ligados aos serviços de segurança aeroportuária e os serviços consulares.

O caso encontra-se sob a alçada do Ministério Público, mediante as recomendações da Comissão, as quais consistem, entre outras, em exortar o Ministério dos Transportes da Guiné-Bissau que providencie consultas, o mais breve possível, com autoridades aeronáuticas de Portugal para retomar os Voos de TAP para Guiné-Bissau.

A Comissão quer ainda que as autoridades nacionais demarcam-se publicamente de actos atentatórios a Ordem e Segurança Internacional preparados por organizações criminosas que possam pôr em causa a imagem do país, ao mesmo tempo que recomenda que o Ministério do Interior tenha mais rigor na atribuição de vistos de entrada para o país.
XS
SM
MD
LG