Links de Acesso

Líder da UNITA está em Washington


Isaías Samakuva, líder da UNITA
Isaías Samakuva, líder da UNITA

Isaías Samkuva vai reunir-se com entidades governamentais e congressistas

O presidente da Unita Isaías Samakuva iniciou uma visita de cinco dias a Washington durante a qual se vai avistar com entidades oficiais americanas.

Numa entrevista á Voz da América, Samakuva disse que espera reunir-se com destacados funcionários da Casa Branca e do Departamento de Estado para os informar do ponto da vista da UNITA sobre a situação em Angola “ não só do ponto de vista político mas também social e económico”.

Samakuva disse que estão também previstos encontros com congressistas americanos e também com “angolanos radicados aqui nos Estados Unidos” e que vêm a Washington provenientes de diversas partes do país.

O dirigente da UNITA reconheceu que as relações da UNITA com os estados Unidos já não as mesmas que se davam durante a guerra civil em Angola.

“As coisas mudaram pois a guerra fria acabou,” disse Samakuva.
“As relações agora são de estado para estado,” acrescentou Samakuva que fez no entanto notar que “naturalmente os Estados Unidos primam também por princípios democráticos que acredita na diversidade e por conseguinte nós continuamos neste país ter relações com amigos”.

Esses amigos são aqueles que não só “têm uma aproximação política” com a UNITA, mas também aqueles que “do ponto de vista democrático têm relações com todas as forças que fazem parte do espectro político angolano”.

“Daí que se possa dizer que as nossas relações são boas,” disse.

“No Departamento de Estado escutam o nosso ponto de vista e escutam com atenção. Isso também acontece na Casa Branca,” acrescentou o líder da UNITA.

please wait

No media source currently available

0:00 0:03:17 0:00
Faça o Download
XS
SM
MD
LG