Links de Acesso

Vegetais e frutas ajudam a combater o calor


Vamos saber hoje como produtos que encontramos nos nossos mercados podem ajudar a combater o calor e como se pode encontrar nos oceanos alguns medicamentos.

Muitos países debatem-se com elevadas temperaturas – que em muitos atingem níveis históricos – e que se devem ao aquecimento do planeta.

Muitos governos gastam milhões a estudar as mudanças climáticas e formas de contrariar os seus efeitos.

Mas os cientistas encontram nos nossos mercados formas mais baratas para esse combate, e que requerem pouca tecnologia para nos manter frescos.

Por exemplo vegetais como o aipo e o pepino contem 90% de água. Frutos como a maçã e a melancia são não só gostosos como hidratantes.

Os cientistas consideram estes produtos “uma sanduiche de água” - e encorajam as pessoas a comerem-nos em grandes quantidades.

Mas contrariamente ao que se pensa, o que não é bom para nós são as bebidas geladas, isto segundo a bioquímica Shirley Corriher, que estuda nutrição.

Segundo Shirley, as bebidas geladas apenas nos tornam mais sedentos, porque o corpo tem que gastar energia para aquecer o líquido até uma temperatura mais aceitável para o organismo.

Segundo a investigadora há uma razão biológica para as mães segurarem bem perto do seu corpo os bebés quando lhes dão de mamar.

“Se a um bebé lhe for dado leite gelado, pode morrer de subnutrição, porque o seu corpo tem que gastar muita energia para elevar a temperatura desse leite à temperatura do seu corpo.”

Por outro lado chá e vinho seco contêm tanina, uma substância natural que tem mostrado efeitos benéficos para um coração saudável. A nutricionista Sara Risch diz que esta mesma tanina também pode ajudar a combater o calor, porque pode forçar as células as absorver mais água, o que nos ajuda a estar hidratados.

Por último temos as malaguetas e outras especiarias.

Claro que nós pensamos mas se estes produtos nos fazem transpirar, dando-nos a sensação de que nos queima a língua e o organismo porque iriamos usá-los?

O que essas especiarias nos fazem é transpirar o que é bom para nós, pois a transpiração acaba por evaporar e ajudar-nos a sentir menos calor.
XS
SM
MD
LG