Links de Acesso

Raptores de Alice Bengui prometeram-lhe dinheiro para abandonar a UNITA


Alice João Bengui, secretária da UNITA no Belo Monte, comuna do Kikolo, município do Cacuaco (VOA / Coque Mukuta)
Alice João Bengui, secretária da UNITA no Belo Monte, comuna do Kikolo, município do Cacuaco (VOA / Coque Mukuta)

Alegados partidários do MPLA estão a fazer pressões sobre membros da oposição e activistas cívicos, nas áreas eleitorais dominadas pela oposição.

Está em liberdade a Secretaria Comunal do Galo Negro na zona do Belo Monte, comuna do Kikolo ao município do Cacuaco, raptada na madrugada de Domingo.

Alice João Bengui contou à Voz da América, que foi levada de olhos vendados a um local desconhecido, onde indivíduos que não conhece lhe ofereceram uma residência, três carros e cento e cinquenta mil dólares.

“Me mostraram uma cidade eu não consegui descobrir aonde fica. Onde é que estivemos a passar. Eu estava com os olhos vendados fechadas. Assim que chegamos na cidade, disseram desce. Eles me pegaram. Fomos até a uma casa onde tinha muita mobília, três carros na garagem, uma malinha de dinheiro com cinquenta mil dólares. E eles disseram este dinheiro é teu, podemos te oferecer uma viagem e esta casa é sua”, disse.

O dinheiro, os carros e as casas destinavam-se a convencer Alice a mudar para o MPLA, mas ela disse que se recusou. Alice Bengui disse também que foi informada da presença de dois jovens nas imediações onde esteve retida.

“Nesta casa é onde eles tinham me mostrado que alem de você, os vossos dois encontram-se aqui. Se você se safar é mesmo ir dizer ao vosso presidente que os vossos dois se encontram aqui, e foi assim durante todo o dia com os olhos vendados”, afirmou.

Perguntamos a Alice quem são os dois individos e a vitima disse presumivelmente se tratarem dos jovens desaparecidos nos finais do mês de Maio, Alves Kamolingue e Isaías Cassule, mas não há qualquer possibilidade de confirmar essa hipótese.

Casa de Alice João Bengui, secretária da UNITA no Belo Monte, comuna do Kikolo, município do Cacuaco (VOA / Coque Mukuta)
Casa de Alice João Bengui, secretária da UNITA no Belo Monte, comuna do Kikolo, município do Cacuaco (VOA / Coque Mukuta)

Questionada sobre a forma que terá usado para se livrar dos raptores, Alice pediu à nossa reportagem para não falar sobre esse assunto – mas parece claro que lhe foi permitido fugir.

Também o jovem músico Beimani, do chamado Movimento Revolucionário, que está a preparar a organização de manifestações por toda Angola para protestar os resultados das recentes eleições, denunciou que foi sequestrado no último fim-de-semana quando viajava pela cidade do Uíge.

Tal como no relato anterior da Secretária da UNITA em Cacuaco, Beimani foi raptado por desconhecidos que lhe vendaram os olhos e o transportaram por vários locais e até ao cemitério. Ele conseguiu libertar-se do cativeiro, ao fugir por uma janela, o que se pensa ter sido deliberadamente facultado pelos seus raptores.
XS
SM
MD
LG