sexta-feira, 28 novembro, 2014. 21:31 UTC

Notícias / Angola

Queixa da UNITA contra José Eduardo dos Santos continua a dividir os angolanos

Partido da oposição persiste na confrontação com o presidente angolano, e os analistas políticos consideram a acção de uma causa perdida

Isaías Samakuva durante um comício da UNITA na campanha eleitoral de 2012 em Benguela (VOA/António Capalandanda)
Isaías Samakuva durante um comício da UNITA na campanha eleitoral de 2012 em Benguela (VOA/António Capalandanda)

Multimédia

Áudio
Manuel José
A queixa-crime apresentada pela UNITA a PGR contra alguns actos protagonizados pelo presidente da república e seus colaboradores aquando das eleições de 2012 continua a suscitar polemica na sociedade.

O professor universitário Celso Malavoloneke analista de política da Emissora Católica de Angola, citando juristas do MPLA considerou que a UNITA errou ao endereçar a queixa-crime a Procuradoria-Geral da República.

"Não era para a Procuradoria-Geral da República que deviam encaminhar o processo mas sim a Assembleia Nacional"

Para o docente de comunicação social o acto da UNITA constituiu um atentado a paz social.

"Isto que a UNITA fez é algo que beliscou a paz social"

O analista acha que a UNITA não conseguiu digerir até hoje o facto do presidente da república ter salvo a vida de muitos dirigentes seus em 2012.

"UNITA não pode fugir ao facto se os seus dirigentes hoje estão vivos, se não houve morticínio aquando de 2002 foi porque o presidente da república evitou que isto acontecesse."

Em resposta e falando a VOA, a constitucionalista Mihaela Webba afirmou que este e outros pronunciamentos que se levantam acerca do assunto demostram a falta de conhecimento real da matéria e seus autores serem apenas "Bocas de aluguer”.

"Não leram e não conhecem o conteúdo da participação da UNITA, vem como "bocas de aluguer" falar a toa, desvirtuando conceitos jurídicos aceites internacionalmente e desinformando a população"

A também deputada pela UNITA aconselhou as pessoas em causa a lerem mais, os artigos da nossa constituição, por exemplo o 185 sobre as competências da PGR.

"Se o ministério público chegar a conclusão que o cidadão José Eduardo dos Santos cometeu um crime e verificar a qualidade de presidente da república não o pode indiciar porque não tem competências para o fazer, terá de enviar as informações a Assembleia Nacional, para iniciar um processo de destituição do presidente"

O que a UNITA fez, lembra a jurista não foi um pedido de destituição do presidente da república.

"A UNITA não está ainda a pedir um processo de destituição do presidente da república, ainda não porque para isso é preciso bases sólidas e quem fornece essas bases sólidas é a procuradoria da república"
      
Sobre o facto de alguns dirigentes da UNITA terem sido protegidos em 2002, para a jurista não faz com que os actos do presidente da república fiquem impunes.

"Isto não invalida que a UNITA venha apresentar junto da Procuradoria-Geral, uma participação pelo facto de ter tido conhecimento da sua participação no esquema para subverter a soberania popular."
O forúm foi encerrado
Comentário
Comments page of 2
    Próximo 
por: NDAKUKULYNHA de: KUITO
23.03.2013 10:56
Os nossos politicos da oposicao, isto e falando do galo que nao voa e numca o fara, por injuriar, insultar,falar mal , criar descredito, ect,ect sao os adjectivos mais faceis que esta cabeca teem, se fossem ja abatidos em 2002, esta cobra transformada em galo nem cantaria.nao aprovaram o orcamento, mas querem dinheiro para partido, casas, carros e mais, fui a jamba do galo nao vi nada feito com tantos diamantes e mercurio roubado, so que neste momento tanto unita quanto mpla sao todos gatunos mas o galo quer tapar o sol com a peneira...por mim um a um ja estariam na cova, onde estao muitos dos nossos parente....


por: MACEDO de: PORTUGAL
22.03.2013 13:08
snrº PRESIDENTE DA UNITA FISCALIZE A EMPRESA PLOUBILDE - GERENTE É PORTUGUES , JOAO GAMA LEAO , ONDE FOI BUSCAR TANTO DINHEIRO S SAIU D PORTUGAL SEM NENHUM


por: joao antonio de: lobito angola
22.03.2013 07:52
em todos os sistemas juridicos legais e independentes e a procuradoria geral da republica o orgao que instaura os processos crimes que os envia ao tribunal supremo para que depois de verificados os factos considerados crimes se proceder a suspencao dos direitos constitucionais e politicos para que depois submeter- SE A JULGAMENTOS pois todos sao iguais perante a lei


por: Makubanza
21.03.2013 08:11
Lamento bastante as palavras do professor Celso,foi infeliz, considero-o tambem como uma boca de aluguer pelo menos nesta sua intervencao,professor o JES poder fazer o que lhe der na telha so porque a ele lhe devem vidas? Mais e isto que esta a querer dizer?o JES viola a constituicao,altera-a,esta acima da lei ninguem pode falar?sinceramente professor


por: pires feliciano de: Paris
20.03.2013 18:58
Nao é preciso ser constutuicionalista ou professor universitario para entender a constitruicao,e nao podemos ser professor ou constituicionalista quanto nao domina a materia nao venha aqui fazer medo aos Angolanos porque na unita também tem juristas e consultores que conhece os procedimento juridica.


por: Pantera-Negra de: Luanda
20.03.2013 12:48
O cidadão José Eduardo dos Santos, presidente de Angola, há muito que perdeu credibilidade ante aos angolanos pelo facto de ser MUITO MENTIROSO, não sei se por influência de sua avançada idade, é um indivíduo que promete coisas muitas delas inantingíveis aos olhos de qualquer um, cito: "iremos construir 200 casas por dia no Zango, vamos construir 1.000.000 de fogos, água para todos, produzir mais e distribuir melhor, os que têm mais devem dar um pouco aos que nada têm, enfim, enfim, inúmeras promessas muitas delas já barbudas e sem resolução alguma.

Como é que alguém investido à presidente da república, pode e deve ter tal comportamento e quer ser chamado de anjo só se fôr anjo mau e alguns tolos não sei por que carga d'água santificam-o e vêm em sua defesa como se o mesmo não fosse capaz de fazê-lo???


por: Fernando Nambongo de: Floria - EUA
19.03.2013 17:04
Senhores jornalistas deste jornal, só vejo comentarios contra Angola e seu governo; porquê? Sejais mais democraticos. Lembre-se de que o governo, MPLA, José Eduardo, ganharam com maioria absuluta para a goverernação Angolana. Pois que voces não anunciem os nossos comentários estamos ganhando, a UNITA deve desaparecer porque jamais conduzirá Angola. Viva a democracia!...


por: Lucas de: Lisboa
19.03.2013 11:21
DRa. Webba quanto eu sei o nosso presidente não responde a nenhum crime segundo o artº 127 da CRA. Vamos evitar intrigas entre irmãos.


por: Mua meme de: NYOKR
19.03.2013 09:52
Humm! Ja posso entender que em Angola o que vale nao é a constituicao mas sim os actos de quando bons de quem dirige! Quer dizer que o PR pode matar, roubar, por ter salvo um grupo de gente a uma dada altura? Esses defensores, nao têm empregos e ganham favores ao lado do PR. Angola está mal'


por: Pedro Q. de: Luanda
19.03.2013 09:04
Deixa-me ver se entendi bem, "Dra." Webba: a fraude eleitoral é, a partida, um crime cometido pelo presidente da república? Desta forma, descartam-se todos os procedimentos constitucionalmente legais, os inquéritos envolvendo o principal órgão gestor das eleições, nesse caso a CNE e, indo mais longe, os observadores que têm a responsabilidade de garantir a conformidade e legalidade da eleições, e conclui-se de imediato que a fraude eleitoral é um acto criminoso do presidente da república?
Meu Deus, são esses os aspirantes à (nossos) governantes!

Comments page of 2
    Próximo 

Siga-nos

Rádio

AudioAngola Fala Só: Ao Vivo I Mp3

Sexta 16:30 - 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Seg-Qui 17:00 - 18:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sexta-feira 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sáb-Dom 17:00 - 18:00 UTC

Os Nossos Vídeos

Your JavaScript is turned off or you have an old version of Adobe's Flash Player. Get the latest Flash player.
Perseguição aos vendedores de ruai
X
28.11.2014 20:08
O Conselho municipal de Nairobi, no Quénia, foi acusado de brutalidade na forma como trata os vendedores de rua no distrito central de negócios – por forma a impedir que eles vendam ilegalmente a sua mercadoria nas ruas.
Vídeo

Vídeo Perseguição aos vendedores de rua

O Conselho municipal de Nairobi, no Quénia, foi acusado de brutalidade na forma como trata os vendedores de rua no distrito central de negócios – por forma a impedir que eles vendam ilegalmente a sua mercadoria nas ruas.
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 28 Novembro 2014

A actualidade africana em apenas 60 segundos
Vídeo

Vídeo Branca de Neve e os 7 Anões em Luanda

Estúdio de Actores de Mel Gamboa apresenta Branca de Neve e os 7 Anões em Luanda, no Elinga Teatro.
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 27 Novembro 2014

A actualidade noticiosa do continente africano
Vídeo

Vídeo Bobby Smith o benfeitor

No dia de Acção de Graças nos Estados Unidos, agradece-se as bênçãos recebidas ao longo do ano. Bobby Smith, imigrante nos EUA, vindo da Serra Leoa, criou uma pequena organização de voluntários Hope for Lives in Sierra Leone, para ajudar os desfavorecidos na sua terra Natal
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 26 Novembro 2014

As imagens das noticias de Africa
Vídeo

Vídeo Manchetes Americanas 25 Novembro 2014

A actualidade americana num minuto!
Vídeo

Vídeo A Voz da América nas manifestações em Ferguson

O polícia que matou Michael Brown não será acusado.
Vídeo

Vídeo Protestos violentos causam caos em Ferguson, Estados Unidos

Uma decisão de um Grande Júri no Misssouri de não indiciar o policia branco Darren Wilson pela morte a tiro do jovem africano-americano Michael Brown resultou em mais violência e destruição em Ferguson. Isto apesar dos apelos a manifestações pacíficas por parte dos lideres comunitário
Mais Vídeos