sábado, 25 abril, 2015. 08:47 UTC

Moçambique

Dom Tomé Makhweliha: As mulheres no altar, é uma afirmação sem fundamento

Dom Tomé Makhweliha disse não ter lido o livro "Igreja de Todos e de Alguém" do Padre Luzia

Nampula
Nampula
Faizal Ibramugy
Arcebispo de Nampula Dom Tomé Makhweliha  diz que a frente que dentro da igreja católica de Nampula defende que tal como os padres, as irmãs católicas deveriam subir ao altar e poderem celebrar a eucarística tem em si um princípio de confusão.

Há alguns meses, o padre português, José Luzia Gonçalves, com mais de 40 anos de sacerdócio em Moçambique, lançou um livro, "Igreja de Todos e de Alguém" no qual defende a necessidade do reconhecimento e integração da mulher em acções pastorais. O padre Luzia considera que apesar do potencial existentes  nas mulheres como celebrantes, “hoje é apenas usada para animar as missas com danças”.


Falando à VOA à margem das cerimónias de celebração dos dois anos da Associação das Mamãs da Igreja Católica em Nampula,  Dom Tomé Makhweliha disse não ter lido aquele livro até ao momento e acha admirável que seja um padre a sustentar “ideias dessa natureza”.

“Dentro da igreja há pessoas que estão a reflectir sobre isso, a partir do próprio Papa. Se o Papa, os bispos e os cardeais mantêm essa posição, porque tem as suas razões”, disse o Arcebispo para depois explicar que “não é um padre que vai dizer que as mulheres devem subir no altar”.

O Papa nunca se pronunciou em volta do assunto e nunca nomeou mulheres para os cargos de Bispo e ou de Padre, porém “o mundo continua ansioso em vê-la e, de forma mais activa, à frente dos destinos da igreja”, tal como defende a obra do padre José Luzia.

“Se isso tiver que acontecer, será com certeza a partir de uma decisão universal colegial, a partir do governo central da igreja e não da cabeça de um padre, de uma irmã e ou de um catequista”, frisou o Arcebispo. 

Dom Tomé Makhweliha diz que a afirmação de que as mulheres devem subir Ao altar e celebrar é uma afirmação sem fundamento e “é simplesmente sinal de confusão na cabeça de alguém”.

Recorde-se que o livro “Uma igreja de todos e de alguém” criou controvérsia quando foi publicado e é bastante procurado em Nampula.
O forúm foi encerrado
Comentário
Comentários
     
por: António de: Suécia
04.12.2012 19:11
É muito estranho que o arcebispo de Nampula diga que não leu o livro. Seria porque razão?


por: Lazaro dos Santos de: Nairobi-Kenya
30.11.2012 17:46
E certo que o senhor Arcebispo esta a relacionar a Igreja catolica com um tunel que nunca viu a luz solar. Se nao estou em erro o senhor Arcebisbo nao tem um conhecimento profundo do Vaticano II, o que ao meu ver esta longe da realidade da Igreja Catolica para nao falar da inbudicao rumo ao Vaticano III.Eu afirmo que o autor do livro e um individuo com conhecimento Teologico e conhece muito bem a origem e o papel da Igreja Catolica inculusive a posicao dos seus membros. Eu sugeria que o senhor Arcebispo antes de bater o seu peito,dever pensar em que seculo e geracao estamos.Nao quero ofender mas temos que ler o tempo..e tempo ate de revermos a Bilia Sagrada e o termo ''IGREJA ROMANA''.

Siga-nos

Rádio

AudioAngola Fala Só: Ao Vivo I Mp3

Sexta 16:30 - 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Seg-Qui 17:00 - 18:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sexta-feira 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sáb-Dom 17:00 - 18:00 UTC

Os Nossos Vídeos

Your JavaScript is turned off or you have an old version of Adobe's Flash Player. Get the latest Flash player.
Passadeira Vermelha: Star Wars, Oprah Winfrey e filha de Whitney Houston acendem os holofotes!i
X
24.04.2015 16:24
O episódio 12 da #PassadeiraVermelha da VOA traz novidades da Oprah Winfrey, uns miminhos do Star Wars, daqueles bem bons e vamos ver quem rebentou o record de vendas de bilheteira de cinema das últimas semanas!
Vídeo

Vídeo Passadeira Vermelha: Star Wars, Oprah Winfrey e filha de Whitney Houston acendem os holofotes!

O episódio 12 da #PassadeiraVermelha da VOA traz novidades da Oprah Winfrey, uns miminhos do Star Wars, daqueles bem bons e vamos ver quem rebentou o record de vendas de bilheteira de cinema das últimas semanas!
Vídeo

Vídeo O Auxílio à morte nos Estados Unidos

Nos 18 anos da lei "Morte com Dignidade" no Oregon, cerca de 750 pessoas terminaram suas vidas com drogas letais. O medicamento também pode ser prescrito no Estado de Washington, Novo México, Vermont e Montana. Uma paciente terminal abriu o debate a outros estados
Vídeo

Vídeo Xenofobia na África do Sul

Na semana passada, a África do Sul foi tomada por ataques contra estrangeiros que moram no país. Alguns dizem que os ataques são culpa do legado do colonialismo, outros dizem que são problemas económicos da nação. Independentemente da causa, sul-africanos rezam pelo fim da violência.
Mais Vídeos