terça-feira, 30 setembro, 2014. 15:51 UTC

Moçambique

Moçambique: Líder dos veteranos já se encontra em liberdade

As causas que mais uma vez levaram o líder dos ex-militares à cadeia continuam estranhas e desconhecidas.

Hermínio dos Santos, líder dos ex-combatentes desmobilizados em Moçambique
Hermínio dos Santos, líder dos ex-combatentes desmobilizados em Moçambique
William Mapote
Em Moçambique, depois de dois dias encarcerado, naquela que foi a terceira detenção pela polícia, o líder dos direitos dos veteranos Hermínio dos Santos saiu hoje em liberdade, depois de um julgamento sumário.


Tal como das outras vezes, o tribunal julgou não haver culpa no arguido. Horas depois de ser posto em liberdade, o ex-guerrilheiro disse estar cansado das sistemáticas detenções, que considera serem perseguições do governo.

Tal como das outras detenções, as causas que mais uma vez levaram o líder dos ex-militares à cadeia, continuam estranhas e desconhecidas.

Hermínio dos Santos lidera uma das alas dos ex-combatentes que exige o pagamento de pensões mensais no valor de 20 mil meticais pelo tempo que estiveram ao serviço da guerra civil.

O governo diz que as reivindicações dos ex-combatentes têm resolução dentro do estatuto do combatente, que aguarda aprovação pela Assembleia da República, havendo já pelo menos quatro pequenas organizações que também representam ex-combatentes que estão conformadas com a resposta do executivo.

O grupo de Hermínio dos Santos, por sinal o mais representativo, é o único inconformado, sobretudo devido aos valores propostos pelo estatuto, que estão pela metade das exigências.

Para os próximos dias, o movimento de Hermínio dos Santos promete mobilizar os seus membros e avançar com manifestações pacíficas, há muito prometidas.
O forúm foi encerrado
Comentários
     
Năo existem comentários. Seja o primeiro

Galeria de fotos Dos cartazes aos comícios, a campanha de norte a sul

Moçambique vai a votos dia 15 de Outubro


Galeria de fotos Campanha Eleitoral Moçambique - Partidos percorrem país

MDM, FRELIMO e RENAMO na corrida aos votos


Galeria de fotos Campanha eleitoral em Moçambique

Veja as imagens da campanha eleitoral da RENAMO, FRELIMO e MDM . Os moçambicanos vão votar no dia 15 de Outubro para escolher o presidente e membros do parlamento.

Manifesto Eleitoral do MDM

Manifesto Eleitoral da RENAMO

Manifesto Eleitoral da FRELIMO