terça-feira, 30 setembro, 2014. 13:49 UTC

Notícias / Angola

ESCÂNDALO KANGAMBA : Presidente convoca o general

Oposição pede explicações ao governo. Um dos detidos em França é sócio de "Zenu" dos Santos

Em família. José Eduardo dos Santos, a primeira dama Ana Paula dos Santos, Avelina Escórcio dos Santos (sobrinha do presidente) e o seu esposo, o general Bento dos Santos “Kangamba”.
Em família. José Eduardo dos Santos, a primeira dama Ana Paula dos Santos, Avelina Escórcio dos Santos (sobrinha do presidente) e o seu esposo, o general Bento dos Santos “Kangamba”.
Redacção VOA
O escândalo evolvendo o General angolano Bento Kangamba começa a ter sérias repercussões políticas.




O Presidente José Eduardo dos Santos, em visita particular a Barcelona, Espanha convocou o general que teve que se deslocar aquela cidade espanhola depois de ter que abandonar abruptamente o Mónaco onde as autoridades francesas o quiseram prender.

Isto ao mesmo tempo que em Luanda os principais partidos da oposição exigiam explicações ao governo e ao partido no poder o MPLA sobre o caso.

Bento Kangamba foi indicado como o destinatário dos cerca de três milhões de Euros apreendidos no sul de França.

A acção policial francesa resultou na detenção de um total de oito indivíduos por suspeita de branqueamento de capitais, crime organizado e associação de malfeitores. Entre os detidos encontram-se Carlos Silva, funcionário de Bento Kangamba em Portugal, e José Francisco “Chico Kamanguista”, seu amigo.

Este último disse à justiça francesa que, do montante apreendido, 100,000 euros eram seus.

Chico Kamanguista também é  conhecido como sendo o principal sócio do filho do presidente, José Filomeno dos Santos “Zenú”, nos seus negócios imobiliários. Estão actualmente envolvidos na construção de edifícios e de um hotel na zona da Chicala, em Luanda, disse o jornal Maka Angola

Entre os documentos de Chico Kamanguista, a polícia francesa encontrou documentos pessoais de transacções de diamantes entre Angola, Suíça e Israel.

O jornal Maka Angola faz notar que por lei, os diamantes angolanos devem ser vendidos, para o exterior do país, através da Sodiam. Essa empresa estatal é a central de compra e venda de diamantes de produção nacional, na qualidade de “Canal Único de Comercialização”, de acordo com o Decreto Executivo n° 156/06 do Ministério da Geologia e Minas.

Desconhecemse pormenores do encontro entre Eduardo dos Santos e o general Kangamba.

A UNITA e CASA-CE exigiram  explicações do MPLA, partido a que o general Bento Kangambe é dirigente, sobre as circunstâncias em que o seu militante é acusado de envolvimento no crime de branqueamento de capitais pela justiça francesa na sequência da apreensão  dos milhões de Europs  que supostamente se destinavam àquela figura, também ligada à presidência da República angolana. por laços familiares.

Lindo Bernardo Tito, vice-presidente da CASA-CE disse que o país não pode viver eternamente de escândalos financeiros envolvendo figuras ligadas ao poder angolano.

“ É da responsabilidade do MPLA explicar aos angolanos o que é que está a acontecer e se houver a necessidade responsabilizar judicialmente seja quem for”, disse.

Para o secretário geral da UNITA, Victorino Nhany a denúncia da justiça francesa só vem fundamentar até que ponto a corrupção em Angola está devidamente organizada estruturada e institucionalizada, hierarquizada e controlada.
“ O MPLA devia vir a terreiro condenar este,” defendeu.

A polícia francesa pretendia deter o general depois de ter confiscado quase três milhões de Euros e prendido vários indivíduos que transportavam o dinheiro de Portugal para França.

O general Bento dos Santos “Kangamba” escapou à detenção no principado de Mónaco, por ser portador de um passaporte diplomático.
O forúm foi encerrado
Comentário
Comments page of 2
    Próximo 
por: Jorge de: Luanda
15.07.2013 15:42
Desde a bastante tempo o Sr. Bento tem brincando com os simbolos nacionais, falo de concretamente o nossa moeda, deitava dinheiro em busca de fama. Só para dizer, dinheiro na mão de uma criança tem destino inserto, o pior possível, mas a criança não é culpada...


por: MATONDO de: NAMIBE
14.07.2013 20:10
DEIXEM O TIO BENTO KANGAMBA ELE É BWE, O DINHEIRO É DELE. ELE É RICO DESDE QUE NASCEU. ESQUECERAM QUANDO DISSE EM 1997 QUANDO DISSE QUE O DINHEIRO QUE ESTAVA A GASTAR AINDA ERA DO AVO, DO PAI E DELE AINDA NÃO TOCOU LÁ. O HOMEM SABE FAZER NEGOCIOS QUE TODOS FAÇAMOS O MESMO. EU VOU VENDER OS BOIS DO MEU PAI, LASSUKUUUUUUUUUUUUUUUU


por: Makubanza
13.07.2013 13:41
pelo que sei é detentor de um passaporte diplomatico os governantes, tais como ministros, etc. Bento Kangamba nao é nada , agora como conseguiu é facil ele faz parte da familia dos Santos logo é um dos homens mais confiado de JES


por: Pantera-Negra de: Luanda
13.07.2013 09:46
Sim senhor, bons meninos, enquanto padecemos os meninos bonitos do Mpla desfilam com os nossos dinheiros vivendo a grande e a francesa inclusive em jogos da batota.

Bando de criminosos


por: Amadeu Jorge de: Luanda
12.07.2013 20:47
Meu Deus! Será que esta gente não tem vergonha? gente aqui padecendo e eles transportando o dinheiro para fora do País? que Campadas de Dirigentes temos!


por: pires feliciano de: paris
12.07.2013 20:45
Este acontecimento ocoreu na altura mesmo JES estava em Barcelona ao escaso Kilometros do Monaco deixa-me imaginar que tinha conhecimento e nao vai tardar vamos saber a verdade.ha muito ando falar que este gente sao como zébra sem listras.


por: Kipópio angolano de: Sumbe
12.07.2013 18:31
estão mazé com dôr de cotovelo. o general é de mão cheia e como exemplo tem ajudado muita gente até os mais desfavorecidos. não se esqueçam que os franceses são piores bandidos. não é justo tipificarem um caso tão simples como branqueamento de capitais e outras infâmias. sejam mais angolanos e juntemo-nos todos porque o estangeiro é estrangeiro. eles têm que saber que os angolanos também são de bolso cheio. já não basta o quão nos humilharam? critiquem sim mas não abusem porque se não fosse o presidente josé eduardo dos santos trabalhar para a paz que vivemos, não haveria nem casa-ce, os maninhos já não seriam maninhos, o lindo bernardo tito que de lindo não tem nada, nem se poderia ouvir falar dele.
huummmmm, cuidado porque auando me chateio!...

força general kangamba, sempre ligado a juventude. estamos consigo e com zedú. Kipópio angolano no Sumbe.


por: TCHIOWA POR AQUI... de: LAD
12.07.2013 15:55
Meus senhores apenas o TPI poderá resolver estes problemas,mas com apoio dos EUA,deverão devolver o dinheiro do povo de Angola que têm estado a roubar...o povo morre de fome,miséria total nas cidades,não há saneamento básico,água potável,saúde precária nos hospitais não tem medicamentos,e alguém leva consigo 4 milhões de USD em brincadeiras,para jogar batota??? Apenas TPI para solucionar o problema...


por: Devil de: Angola
12.07.2013 08:47
Este canalha tem que ser julgado perante a Lei Internacional não Angolana que os juizes não fazem nada. A maior parte da população não consegue 20.000,00 kzs por dia, mas os gatunos conseguem 100.000,00 USD em 2 horas.


por: joao tambo fernando de: cartum
12.07.2013 07:54
desculpa la bento kangamba nao deve ter um passaporte de diplomatico onde ele estudou e um burro e gatuno bento

Resposta

por: TULIAVIETU
15.07.2013 14:15
TAMBO NAO XINGA O MAIS VELHO, A MASSA É DELE SÓ QUE NAO REPARTE COM OS POBRES. VAMOS AFIAR OS OLHOS E AS MENTES PARA DERRUBARMOS O MPLA EM 2017

Comments page of 2
    Próximo 

Siga-nos

Rádio

AudioAngola Fala Só: Ao Vivo I Mp3

Sexta 16:30 - 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Seg-Sexta 17:00 - 18:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sáb-Dom 17:00 - 18:00 UTC

Os Nossos Vídeos

Your JavaScript is turned off or you have an old version of Adobe's Flash Player. Get the latest Flash player.
Manchetes Africanas 29 Setembro 2014i
|| 0:00:00
...
 
🔇
X
29.09.2014 18:54
O mundo africano de noticias em video
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 29 Setembro 2014

O mundo africano de noticias em video
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 265 Setembro 2014

As noticias de Africa em imagens
Vídeo

Vídeo Libéria suspendeu ritual dos funerais devido ao Ébola

O Ébola matou mais de 1,500 pessoas só na Libéria. Especialistas em saúde pública dizem que as vítimas encontram-se na sua fase mais contagiosa, após a sua morte. As autoridades estão a tentar convencer as pessoas a contratar equipas especializadas para que sejam elas a recolher os corpos dos mortos
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 25 Setembro 2014

As noticias de Africa em video
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 24 Setembro 2014

Noticias africanas em video
Vídeo

Vídeo José Carlos Schwarz - Si bu sta dianti na luta

Homenagem do músico guineense, José Carlos Schwarz, aos seus compatriotas que lutaram pela independência da Guiné-Bissau
Vídeo

Vídeo Manchetes Americanas 23 Setembro 2014

Temas da actualidade americana em video
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 23 Setembro 2014

As noticias africanas em video
Vídeo

Vídeo Música de campanha de Aécio Neves

Artistas brasileiros cantam por Aécio Neves
Mais Vídeos