quinta-feira, 23 outubro, 2014. 03:02 UTC

Notícias / Angola

ESCÂNDALO KANGAMBA : Presidente convoca o general

Oposição pede explicações ao governo. Um dos detidos em França é sócio de "Zenu" dos Santos

Em família. José Eduardo dos Santos, a primeira dama Ana Paula dos Santos, Avelina Escórcio dos Santos (sobrinha do presidente) e o seu esposo, o general Bento dos Santos “Kangamba”.
Em família. José Eduardo dos Santos, a primeira dama Ana Paula dos Santos, Avelina Escórcio dos Santos (sobrinha do presidente) e o seu esposo, o general Bento dos Santos “Kangamba”.
Redacção VOA
O escândalo evolvendo o General angolano Bento Kangamba começa a ter sérias repercussões políticas.




O Presidente José Eduardo dos Santos, em visita particular a Barcelona, Espanha convocou o general que teve que se deslocar aquela cidade espanhola depois de ter que abandonar abruptamente o Mónaco onde as autoridades francesas o quiseram prender.

Isto ao mesmo tempo que em Luanda os principais partidos da oposição exigiam explicações ao governo e ao partido no poder o MPLA sobre o caso.

Bento Kangamba foi indicado como o destinatário dos cerca de três milhões de Euros apreendidos no sul de França.

A acção policial francesa resultou na detenção de um total de oito indivíduos por suspeita de branqueamento de capitais, crime organizado e associação de malfeitores. Entre os detidos encontram-se Carlos Silva, funcionário de Bento Kangamba em Portugal, e José Francisco “Chico Kamanguista”, seu amigo.

Este último disse à justiça francesa que, do montante apreendido, 100,000 euros eram seus.

Chico Kamanguista também é  conhecido como sendo o principal sócio do filho do presidente, José Filomeno dos Santos “Zenú”, nos seus negócios imobiliários. Estão actualmente envolvidos na construção de edifícios e de um hotel na zona da Chicala, em Luanda, disse o jornal Maka Angola

Entre os documentos de Chico Kamanguista, a polícia francesa encontrou documentos pessoais de transacções de diamantes entre Angola, Suíça e Israel.

O jornal Maka Angola faz notar que por lei, os diamantes angolanos devem ser vendidos, para o exterior do país, através da Sodiam. Essa empresa estatal é a central de compra e venda de diamantes de produção nacional, na qualidade de “Canal Único de Comercialização”, de acordo com o Decreto Executivo n° 156/06 do Ministério da Geologia e Minas.

Desconhecemse pormenores do encontro entre Eduardo dos Santos e o general Kangamba.

A UNITA e CASA-CE exigiram  explicações do MPLA, partido a que o general Bento Kangambe é dirigente, sobre as circunstâncias em que o seu militante é acusado de envolvimento no crime de branqueamento de capitais pela justiça francesa na sequência da apreensão  dos milhões de Europs  que supostamente se destinavam àquela figura, também ligada à presidência da República angolana. por laços familiares.

Lindo Bernardo Tito, vice-presidente da CASA-CE disse que o país não pode viver eternamente de escândalos financeiros envolvendo figuras ligadas ao poder angolano.

“ É da responsabilidade do MPLA explicar aos angolanos o que é que está a acontecer e se houver a necessidade responsabilizar judicialmente seja quem for”, disse.

Para o secretário geral da UNITA, Victorino Nhany a denúncia da justiça francesa só vem fundamentar até que ponto a corrupção em Angola está devidamente organizada estruturada e institucionalizada, hierarquizada e controlada.
“ O MPLA devia vir a terreiro condenar este,” defendeu.

A polícia francesa pretendia deter o general depois de ter confiscado quase três milhões de Euros e prendido vários indivíduos que transportavam o dinheiro de Portugal para França.

O general Bento dos Santos “Kangamba” escapou à detenção no principado de Mónaco, por ser portador de um passaporte diplomático.
O forúm foi encerrado
Comentário
Comments page of 2
    Próximo 
por: Jorge de: Luanda
15.07.2013 15:42
Desde a bastante tempo o Sr. Bento tem brincando com os simbolos nacionais, falo de concretamente o nossa moeda, deitava dinheiro em busca de fama. Só para dizer, dinheiro na mão de uma criança tem destino inserto, o pior possível, mas a criança não é culpada...


por: MATONDO de: NAMIBE
14.07.2013 20:10
DEIXEM O TIO BENTO KANGAMBA ELE É BWE, O DINHEIRO É DELE. ELE É RICO DESDE QUE NASCEU. ESQUECERAM QUANDO DISSE EM 1997 QUANDO DISSE QUE O DINHEIRO QUE ESTAVA A GASTAR AINDA ERA DO AVO, DO PAI E DELE AINDA NÃO TOCOU LÁ. O HOMEM SABE FAZER NEGOCIOS QUE TODOS FAÇAMOS O MESMO. EU VOU VENDER OS BOIS DO MEU PAI, LASSUKUUUUUUUUUUUUUUUU


por: Makubanza
13.07.2013 13:41
pelo que sei é detentor de um passaporte diplomatico os governantes, tais como ministros, etc. Bento Kangamba nao é nada , agora como conseguiu é facil ele faz parte da familia dos Santos logo é um dos homens mais confiado de JES


por: Pantera-Negra de: Luanda
13.07.2013 09:46
Sim senhor, bons meninos, enquanto padecemos os meninos bonitos do Mpla desfilam com os nossos dinheiros vivendo a grande e a francesa inclusive em jogos da batota.

Bando de criminosos


por: Amadeu Jorge de: Luanda
12.07.2013 20:47
Meu Deus! Será que esta gente não tem vergonha? gente aqui padecendo e eles transportando o dinheiro para fora do País? que Campadas de Dirigentes temos!


por: pires feliciano de: paris
12.07.2013 20:45
Este acontecimento ocoreu na altura mesmo JES estava em Barcelona ao escaso Kilometros do Monaco deixa-me imaginar que tinha conhecimento e nao vai tardar vamos saber a verdade.ha muito ando falar que este gente sao como zébra sem listras.


por: Kipópio angolano de: Sumbe
12.07.2013 18:31
estão mazé com dôr de cotovelo. o general é de mão cheia e como exemplo tem ajudado muita gente até os mais desfavorecidos. não se esqueçam que os franceses são piores bandidos. não é justo tipificarem um caso tão simples como branqueamento de capitais e outras infâmias. sejam mais angolanos e juntemo-nos todos porque o estangeiro é estrangeiro. eles têm que saber que os angolanos também são de bolso cheio. já não basta o quão nos humilharam? critiquem sim mas não abusem porque se não fosse o presidente josé eduardo dos santos trabalhar para a paz que vivemos, não haveria nem casa-ce, os maninhos já não seriam maninhos, o lindo bernardo tito que de lindo não tem nada, nem se poderia ouvir falar dele.
huummmmm, cuidado porque auando me chateio!...

força general kangamba, sempre ligado a juventude. estamos consigo e com zedú. Kipópio angolano no Sumbe.


por: TCHIOWA POR AQUI... de: LAD
12.07.2013 15:55
Meus senhores apenas o TPI poderá resolver estes problemas,mas com apoio dos EUA,deverão devolver o dinheiro do povo de Angola que têm estado a roubar...o povo morre de fome,miséria total nas cidades,não há saneamento básico,água potável,saúde precária nos hospitais não tem medicamentos,e alguém leva consigo 4 milhões de USD em brincadeiras,para jogar batota??? Apenas TPI para solucionar o problema...


por: Devil de: Angola
12.07.2013 08:47
Este canalha tem que ser julgado perante a Lei Internacional não Angolana que os juizes não fazem nada. A maior parte da população não consegue 20.000,00 kzs por dia, mas os gatunos conseguem 100.000,00 USD em 2 horas.


por: joao tambo fernando de: cartum
12.07.2013 07:54
desculpa la bento kangamba nao deve ter um passaporte de diplomatico onde ele estudou e um burro e gatuno bento

Resposta

por: TULIAVIETU
15.07.2013 14:15
TAMBO NAO XINGA O MAIS VELHO, A MASSA É DELE SÓ QUE NAO REPARTE COM OS POBRES. VAMOS AFIAR OS OLHOS E AS MENTES PARA DERRUBARMOS O MPLA EM 2017

Comments page of 2
    Próximo 

Siga-nos

Rádio

AudioAngola Fala Só: Ao Vivo I Mp3

Sexta 16:30 - 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Seg-Sexta 17:00 - 18:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sáb-Dom 17:00 - 18:00 UTC

Os Nossos Vídeos

Your JavaScript is turned off or you have an old version of Adobe's Flash Player. Get the latest Flash player.
Mãe Trabalhadora - trailler do filmei
X
22.10.2014 18:29
O filme explora a dupla responsabilidade das mulheres moçambicanas, como mães e trabalhadoras. Gentilmente cedido pelo Organização Internacional do Trabalho
Vídeo

Vídeo Mãe Trabalhadora - trailler do filme

O filme explora a dupla responsabilidade das mulheres moçambicanas, como mães e trabalhadoras. Gentilmente cedido pelo Organização Internacional do Trabalho
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 22 Outubro 2014

As noticias de Africa em imagens
Vídeo

Vídeo Ébola e os órfãos da Serra Leoa

Centenas de crianças ficaram órfãos na Serra Leoa devido ao surto do vírus do Ébola, são vítimas do estigma e da rejeição. Os familiares não querem saber deles. A Serra Leoa abriu o primeiro orfanato de vítimas do Ébola no distrito de Kailahun.
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 21 Outubro 2014

As noticias de Africa em imagens
Vídeo

Vídeo Ébola: Um Poema para os Vivos

O filme da Chocolate Moose é uma animação desmistificando o Ébola, explicando a doença através do caso de um menino infectado. A VOA fez a dobragem do vídeo original na voz de Mayra de Lassalette. Saiba mais no link http://tinyurl.com/l7vgtjv
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 17 Outubro 2014

As noticias de Africa em video
Vídeo

Vídeo Nascimentos na Libéria em tempos de Ébola

O hospital JFK na Libéria tinha encerrado a maternidade, devido ao Ébola, mas urge agora reabrir o serviço que já fez 93 partos desde que voltou a abrir
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 15 Outubro 2014

As noticias de Africa em video
Mais Vídeos