Links de Acesso

CASA acusa dos Santos de nepotismo


José Filomeno dos Santos
José Filomeno dos Santos

Saída de dos Santos imprescíndivel para o futuro de Angola - Abel Chivukuvuku

A nomeação de José Filomeno dos Santos para o cargo de administrador do Fundo Soberano de Investimento de cinco mil milhões de dólares foi criticada pela CASA CE como um exemplo do nepotismo e de como o presidente administra o país como se fosse sua propriedade.


please wait

No media source currently available

0:00 0:02:00 0:00
Faça o Download


A CASA disse que a nomeação de Filomeno dos Santos “Zenu” é um entrave à boa governação do fundo por questões de legitimidade.

Uma vez mais Abel Chivukuvuku sublinha que o futuro de Angola está condicionado a saída do poder de José Eduardo dos Santos.

O líder da CASA-CE em exclusivo à VOA, à margem da segunda reunião ordinária do conselho executivo nacional da coligação que decorreu no fim de semana aqui em Luanda, apelou os angolanos a decidirem pelo fim do poder de Eduardo dos Santos.

"Os angolanos têm que entender para que os recursos de Angola sejam de todos José Eduardo dos Santos tem que sair do poder," disse.

Uma das razões que Chivukuvuku adianta para justificar a necessidade da saída de dos Santos do poder tem a ver com a recente nomeação do José Filomeno dos Santos Zenu, filho do chefe do executivo a presidente do Fundo Soberano de Angola.

O líder da CASA-CE considera a atitude do presidente da república de exemplo

"O presidente quase que considera o pais como sendo sua propriedade privada que pode dispor ele com seus familiares, amigos,” disse.

“É por isso que não consegue encontrar em Angola nenhum outro angolano para gerir o Fundo Soberano, não consegue encontrar mais ninguém se não o seu filho porque considera que aquilo é da família dele, é ai onde está errado" acrescentou.

A nomeação de um dos filhos do presidente da república foi um dos assuntos que mereceu abordagem destacada no encontro do órgão mais importante da coligação e que foi condenada pelos membros do Conselho Executivo Nacional da CASA CE

"Os membros lamentam o facto do presidente da república José Eduardo dos Santos ter praticado nepotismo com a nomeação do filho Zenu dos Santos para presidente do Fundo Soberano de Angola o que o impede de condenar ou punir qualquer pratica desta natureza por falta de legitimidade, " disse Lindo Tito um dos dirigentes da organização.
XS
SM
MD
LG