quarta-feira, 16 abril, 2014. 19:28 UTC

Notícias / Estados Unidos

Obama prepara propostas para limitar armas nas mãos dos civis

Os elementos de maior impacto – incluindo a proibição de armas de combate - exigem aprovação do Congresso

Barack Obama favorável à proibição de armas de combate
Barack Obama favorável à proibição de armas de combate
Tamanho das letras - +
Redacção VOA
— O presidente Barack Obama indicou que dentro em breve vai solicitar ao Congresso para adoptar nova legislação para o controlo de armamento, na sequência do tiroteio ocorrido numa escola primária de Newtown, estado de Connecticut, que causou a morte a 20 estudantes.

Obama afirmou que os membros do Congresso vão ter de examinar as suas consciências quando chegar o momento de votar novas medidas para controle de armamento.


O presidente norte-americano pode anunciar as propostas já esta quarta-feira, ou seja praticamente um mês após o massacre de 20 crianças e de seis adultos em Sandy Hook, massacre que colocou a questão do armamento sob as atenções após anos de inactividade tanto por Obama como pelos membros do Congresso.

Enfrentando forte oposição à adopção de medidas drásticas, o presidente Barack Obama pondera mesmo em medidas que podem ser aprovadas por ordem executiva.

Tais medidas incluem a adopção de medidas contra os indivíduos que venham a mentir no preenchimento de registo criminal, ordenando penalidades fortes contra o tráfico de armas e dando às escolas flexibilidade para uso de fundos para melhorar a segurança.

O presidente encontrou-se ontem, segunda-feira com o vice-presidente Biden com quem discutiu as recomendações obtidas após encontros com vários sectores da sociedade e de interesses dos Estados Unidos.

As recomendações incluem tanto propostas legislativas e outras que o presidente possa adoptar utilizando os poderes presidenciais.

As propostas devem incluir medidas para melhorar a segurança dos estabelecimentos de ensino e os cuidados mentias, bem como recomendações dirigidas a combater a violência nos meios de diversão e nos jogos de vídeo.

Todavia os elementos de maior impacto – incluindo a proibição de armas de combate - exigem aprovação do Congresso.

A Associação Nacional dos Portadores de Armas prometeu lutar contra qualquer medida que limite o acesso ao armamento e às munições, uma posição que pode vir a influenciar alguns Republicanos e Democratas conservadores.
O forúm foi encerrado
Comentários
     
Năo existem comentários. Seja o primeiro

Siga-nos

Rádio

AudioAngola Fala Só: Ao Vivo I Mp3

Sexta 16:30 - 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Seg-Sexta 17:00 - 18:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sáb-Dom 17:00 - 18:00 UTC

Os Nossos Vídeos

Your JavaScript is turned off or you have an old version of Adobe's Flash Player. Get the latest Flash player.
Manchetes Africanas 16 de Abrili
|| 0:00:00
...
 
🔇
X
16.04.2014
Vídeo

Vídeo "Temos muitos problemas na Guiné-Bissau", Abel Incada, candidato presidencial

Os guineenses foram às urnas a 13 de Abril e estão expectantes num novo Governo de paz e estável
Vídeo

Vídeo África do Sul vai a votos a 7 de Maio

Na África do Sul, o ANC está em campanha difícil para segurar o seu domínio no Limpopo, onde ganhou 85 por cento dos votos em 2009.
Vídeo

Vídeo Pistorius está no banco dos réus e a acusação tem sido dura

Os acusadores tentaram descrever o atleta sul-africano Oscar Pistorius como egoísta e abusivo durante o segundo dia de interrogatório no seu julgamento por homicídio.
Vídeo

Vídeo A luta dos medicamentos baratos

O Governo da África do Sul vai aprovar reformas sobre propriedade intelectual – incluindo patentes de medicamentos – que para activistas de saúde poderão permitir que mais sul-africanos possam ter acesso a medicamentos genéricos,
Mais Vídeos