quarta-feira, 22 outubro, 2014. 12:13 UTC

Notícias / Angola

"Zungueiras" acusam polícia de chantagem e intimidação

Vendedoras ambulantes dizem ser alvo de perseguição e assédio sexual por parte de agentes

Zungueiras
Zungueiras
Coque Mukuta
Vendedoras ambulantes em Luanda, também conhecidas em Angola como “Zungueiras”, acusaram agentes da Fiscalização e da Polícia da Ordem Pública de chantagem, intimidação e assédio sexual.



As “zungueiras” afirmam que muitas vezes as suas mercadorias são apreendidas e elas próprias presas por várias horas se não cederem ás exigências dos agentes.

Segundo Marquinha José Cassule uma das vendedoras ambulantes da Vila de Viana além de serem espancadas têm sido também presas a margem da lei, passando vários dias nas celas da Divisão de Viana.

“Quando tentamos vender eles Nos pegam direito às celas” disse.

Cassule disse que as vendedoras saírem para as ruas  porque nos mercados não há clientes.

Quando são presas é-lhe exigido o pagamento de multa de 50 mil Kwanzas caso contrário têm que permanecer presas durante muito tempo.

“Eles prendem durante um mês, enquanto não tiveres 50mil kwanzas de multa para pagar estas mesmo aí nas celas, até eles verem que não tens família e te sentem penas e te soltam, mas já sofreste” lamentou.

Para Ary Beatriz outra vendedora os agentes da fiscalização e da polícia nacional só devolvem as suas mercadorias em troca de relações sexuais .

“Nos pedem namoro e se negarmos namorar com eles não nos dão os negócios” denunciou.

O actual Governador da Província de Luanda Bento Bento disse em 2012 que uma das medidas mais urgentes do seu consolado seria estancar a actividade comercial nas artérias de Luanda, como Viana, São Paulo e Escongolenses.
O forúm foi encerrado
Comentário
Comentários
     
por: ALEXSANDRA SERPA de: BRASIL
08.01.2013 00:43
ACHO MUITO ABUSSO PRENDER MERCADORIA DO POVO TRABALHADOR


por: Ndondje Emanuel de: Luanda
07.01.2013 22:12
É deveramente triste situações como essas em pleno século XXI?! Este executivo não tem mesmo limite, penso que nós os pés descalços não temos um outro milagre que nos pode acontecer se não a saída deste governo que viola constantemente os nossos direitos de forma tão grave, que por sua vez não tenho e não veijo palavras para expressar.


por: Marcelo Teixeira de: Brasil, São Paulo
07.01.2013 18:24
Absurdo, será que práticas medievais podem sobreviver em uma sociedade contemporânea? Isto é digno de levar centenas de pessoas as ruas em protesto por violação dos direitos humanos. É um caso digno a punição ao rigor da lei, pena que agentes da lei sejam os perpetradores de tamanha e inominável atrocidade.

Siga-nos

Rádio

AudioAngola Fala Só: Ao Vivo I Mp3

Sexta 16:30 - 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Seg-Sexta 17:00 - 18:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sáb-Dom 17:00 - 18:00 UTC

Os Nossos Vídeos

Your JavaScript is turned off or you have an old version of Adobe's Flash Player. Get the latest Flash player.
Ébola e os órfãos da Serra Leoai
X
22.10.2014 11:07
Centenas de crianças ficaram órfãos na Serra Leoa devido ao surto do vírus do Ébola, são vítimas do estigma e da rejeição. Os familiares não querem saber deles. A Serra Leoa abriu o primeiro orfanato de vítimas do Ébola no distrito de Kailahun.
Vídeo

Vídeo Ébola e os órfãos da Serra Leoa

Centenas de crianças ficaram órfãos na Serra Leoa devido ao surto do vírus do Ébola, são vítimas do estigma e da rejeição. Os familiares não querem saber deles. A Serra Leoa abriu o primeiro orfanato de vítimas do Ébola no distrito de Kailahun.
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 21 Outubro 2014

As noticias de Africa em imagens
Vídeo

Vídeo Ébola: Um Poema para os Vivos

O filme da Chocolate Moose é uma animação desmistificando o Ébola, explicando a doença através do caso de um menino infectado. A VOA fez a dobragem do vídeo original na voz de Mayra de Lassalette. Saiba mais no link http://tinyurl.com/l7vgtjv
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 17 Outubro 2014

As noticias de Africa em video
Vídeo

Vídeo Nascimentos na Libéria em tempos de Ébola

O hospital JFK na Libéria tinha encerrado a maternidade, devido ao Ébola, mas urge agora reabrir o serviço que já fez 93 partos desde que voltou a abrir
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 15 Outubro 2014

As noticias de Africa em video
Vídeo

Vídeo Libéria: Os bravos que recolhem os corpos das vítimas de Ébola

Na Monróvia, capital da Libéria, uma jovem não aceitou ir para o hospital quando os técnicos de saúde assim o solicitaram. E a comunidade em que vivia também não. A jovem morreu e muitos da comunidade estão infectados com Ébola e isto já começa a ser uma história comum na Libéria
Vídeo

Vídeo Qual é o significado estratégico de Kobani?

Kobani continua a ser palco de intensos combates entre militantes do grupo Estado Islâmico (ISIS ou ISIL) e forças curdas. Os EUA levaram a cabo mais ataques aéreos. A ONU adverte para o possível massacre de centenas de civis se a cidade cair totalmente nas mãos dos extremistas islâmicos.
Mais Vídeos