Links de Acesso

Angola vai ter novos municípios


Mapa de Angola
Mapa de Angola

Com as novas divisões administrativas previstas Angola poderá contar com 237 municípios contra os actuais 161.

Angola deverá conhecer em breve novas divisões administrativas territoriais com a criação de setenta e seis novos municípios.
please wait

No media source currently available

0:00 0:01:33 0:00
Faça o Download

Segundo o director nacional da administração local do estado, Belisário dos Santos, estudos neste sentido sustentam a necessidade de novas administrações municipais e toma como exemplo a região de Dirico na província do Cuando-Cubango: “ Por exemplo uma localidade como Dirico em relação a Menongue aquela distância são quase oitocentos e tal quilómetros que é a distância por exemplo do Lubango a Luanda, esta comuna está muito distante do centro de decisão. Então uma tentativa de evolução para num futuro haver as autarquias é descentralizar os serviços para aquelas comunas dar recursos para que elas consigam resolver seus próprios problemas.”

Com as novas divisões administrativas previstas Angola poderá contar com duzentos e trinta e sete municípios contra os actuais cento e sessenta e um.

A distância, a população e o potencial económico são os critérios que vão pesar na elevação de algumas localidades a categoria de municípios: “ Os critérios variaram a distância do município sede, população, potencial até económico que pode ter, há comunas que têm um pouco este binómio, mas estão muito distantes se a gente passa-las a categoria de administrações municipais terão um pouco mais de autonomia na gestão da coisa pública no dia-a-dia”.

Angola tem uma extensão de um 1.246.700 km2. É um país localizado na costa ocidental de África a sul do equador e está territorialmente dividido em 18 províncias.
XS
SM
MD
LG