Links de Acesso

Angola disponibiliza meios para ajudar vítimas de vulcão em Cabo Verde


Vulcao do Fogo em erupção, 23 de Novembro, 2014. Foto Neuza De Pina
Vulcao do Fogo em erupção, 23 de Novembro, 2014. Foto Neuza De Pina

Cabo Verde deve receber, esta Terça-feira, 9 de Dezembro, meios aéreos e navais disponibilizados por Angola, para ajudar o país a enfrentar a situação provocada pela erupção vulcânica na ilha do Fogo, revelou o primeiro-ministro José Maria Neves.

«Tivemos conversações com o Presidente de Angola que rapidamente desbloqueou ajudas importantíssimas a Cabo Verde. Deverão chegar nas próximas horas meios aéreos e marítimos para continuarmos a apoiar a população do Fogo», disse José Maria Neves aos jornalistas. Neves não especificou de que meios aéreos se tratam, mas fonte do gabinete da Chefia do Governo disse tratar-se de dois helicópteros.

Para além dos meios aéreos, o primeiro-ministro disse que deve chegar também um barco com materiais de construção e meios de apoio à população deslocada de Chã das Caldeiras, na ilha do Fogo.

Entreatanto, apesar da actividade eruptiva ter reduzido de intensidade nas últimas horas, a lava expelida pelo Vulcão do Pico já saiu da zona de Bangaeira, depois de a ter destruído, e dirige-se para o povoado de Fernão Gomes. Ontem, o chefe do Governo anunciou que poderá ser emitida uma ordem de evacuação de outras localidades, como Fernão Gomes e Relva.

XS
SM
MD
LG