Links de Acesso

Rússia e Turquia anunciam acordo para saída de rebeldes de Aleppo


Vitaly Churkin, embaixador da Rússia junto das Nações Unidas
Vitaly Churkin, embaixador da Rússia junto das Nações Unidas

Os governos da Rússia e da Turquia chegaram a um acordo nesta terça-feira, 13, para a retirada dos rebeldes da cidade de Aleppo, na Síria.

A informação foi avançada por Yaser al Yousef, líder do grupo rebelde Nuredin al Zinki, e confirmada mais tarde pelo embaixador da Rússia na ONU, Vitaly Churkin.

O acordo inclui a retirada de civis, mas, segundo Vitaly Churkin, vale apenas para os rebeldes, e deve começar a ser respeitado "nas próximas horas".

"Agora [Aleppo] ficará sob o controlo do Governo sírio, então não há necessidade de que os civis restantes saiam e há acordos humanitários que os portegem porque ninguém os vai ferir", reiterou o embaixador Churkin.

Um integrante do grupo rebelde Jabha Shamiya disse à Reuters que espera-se que a maioria das 50 mil pessoas que ainda estão na cidade deixe as áreas rebeldes.

A Rússia apoia o regime do Presidente Bashar al-Assad, enquanto a Turquia tem estado do lado dos rebeldes.

O Governo controla Aleppo ocidental e as suas tropas tomaram três quartos da cidade desde que entraram no enclave, por terra, a 27 de Novembro, com o apoio de ataques aéreos contínuos.

XS
SM
MD
LG