Links de Acesso

Reconstrução afectada por falta de pessoal qualificado, diz Arcebispo do Lubango


Arcebispo do Lubango Dom Gabriel Mbilingui
Arcebispo do Lubango Dom Gabriel Mbilingui

Muitas zonas ainda sem serviços básicos

O arcebispo do Lubango, Dom Gabriel Mbilingui, está preocupado com aquilo que chama de” inoperatividade” de alguns equipamentos sociais montados pelo executivo no âmbito do processo de reabilitação e construção de infra-estruturas sociais.


please wait

No media source currently available

0:00 0:02:02 0:00
Faça o Download


O prelado fez saber que apesar de se assistir alguma dinâmica de crescimento nas capitais provinciais, esta realidade contrasta com a inoperância de alguns equipamentos sociais vivida e visível em municípios, comunas e aldeias.

“ As vezes temos lá uma escola, as vezes temos lá um hospital ou até um centro médico, mas o que é que acontece? Têm os equipamentos lá mas não o pessoal competente para a utilização deste equipamento,” disse acrescentando que “continuamos a encontrar efectivamente zonas onde esses equipamentos básicos para atender aos problemas quer de educação quer de saúde ainda estão longe de acontecer”.

O também presidente da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé, CEAST, disse que a inoperância registada em alguns equipamentos sociais é fruto de uma constatação dos bispos que recebem informações das comunidades espalhadas pelas diferentes dioceses.

Ele próprio tem constado a falta de serviços básicos para as populações.

“Todas as vezes que estou a fazer visitas pastorais quando vamos aos centros uma das primeiras coisas que ouvimos é: Senhor bispo aqui não temos escola! aqui a mulher gestante quando chega a hora do parto quando há complicações não temos possibilidade,” disse
XS
SM
MD
LG