Links de Acesso

Namibe vive situação dramática com falta de água


Students wear a mask of Indonesia President Joko Widodo with a long nose, protesting against fuel price increases outside the presidential palace in Jakarta. Widodo announced a sharp increase in fuel prices on Monday, saying costly government subsidies would be better spent on infrastructure and development.<br />
&nbsp;
Students wear a mask of Indonesia President Joko Widodo with a long nose, protesting against fuel price increases outside the presidential palace in Jakarta. Widodo announced a sharp increase in fuel prices on Monday, saying costly government subsidies would be better spent on infrastructure and development.<br /> &nbsp;

Cidade há meses sem abastecimento

A cidade do Namibe continua a viver uma situação dramática com falta de água que se arrasta há vários meses.


please wait

No media source currently available

0:00 0:03:02 0:00
Faça o Download


As autoridades dizem que estão a levar a cabo esforços para tentar remediar a situação mas pelo menos um político local da oposição diz que o governo deveria ser mais aberto e explicar precisamente o que se passa.

Há também acusações que entidades “importantes” estão a beneficiar da situação com a venda de água potável.

As mulheres e raparigas são vistas nas ruas durante o período matinal com baldes e bacias á cabeça a procura do precioso líquido para o consumo humano.

Estudantes queixam-se de terem que ir á escola sem condições de higiene e sem poderem tomar banho.

“É constrangedora a situação que vivemos devido a falha de àgua que já leva dois anos. Somos obrigadas ir para a escola sem tomar banho, por falta de água”, lamentou Guilhermina da Silva, estudante da 9ª classe .

O Secretario Provincial do Namibe da FNLA, Correia Canivete Chipandeca é de opinião que em defesa dos citadinos, a oposição na província em bloco deve fazer pressionar o governo para que a carência de água não perdure por muito tempo.

O Politico da FNLA fez saber que há indivíduos bem posicionados que fazem do sofrimento da população oportunidade para facturar, vendendo água aos carenciados ao preço especulativo.

“Ninguém nos diz nada. É necessário que alguém diga o que se está a passar. As carrinhas que vendem agua ao preço especulativo são de pessoas bem posicionadas”, disse

O Director Provincial do Namibe das águas Eng.º Tavares disse que o problema de àgua na província tem a ver com a necessidade do aumento da capacidade de produção do precioso liquido.

A reabilitação do furo de captação de agua do bairro Kussy poderá atenuar a carência de agua que se faz sentir nesta urbe.

A voz de América soube que o projecto de agua anunciado muito recentemente pelo titular das aguas, orçado em mais de 100 milhões de dólares americanos que devia entrar já na fase de implementação no principio do mês de Setembro passado até hoje ainda não teve inicio.
XS
SM
MD
LG