Links de Acesso

UNITA receia fraude no Bié com boletins de voto de 2008


Bandeira da UNITA
Bandeira da UNITA

Boletins não usados deviam ter sido destruídos após eleições de de 2008, mas não foram e a INDRA pretende usar os mesmos no Bié.

A UNITA diz que os boletins de votos e urnas que foram utilizados nas eleições de 2008 na província do Bié, não foram destruídos e receia que os mesmos possam ser usados nas eleições de 31 de Agosto, para uma eventual fraude a favor do MPLA.

A denúncia foi feita pelo deputado Manuel Saviemba, da Comissão Politica da UNITA, durante o lançamento da campanha eleitoral daquele partido no Bié.

Dirigindo-se aos militantes do seu partido, o político explicou que, por lei, aqueles materiais seriam anulados após os escrutínios de 2008, mas a INDRA, a empresa espanhola contratada para fornecer a logística eleitoral em Angola, pretende usar os mesmos no Bié.

“A lei dizia que deviam ser destruídos ou queimados depois de um ano, mas ate aqui o Bié não destruiu e querem também atrapalhar o processo.”

Entretanto a Voz da América, tentou sem sucesso ouvir a reacção da Comissão Provincial Eleitoral no Bié.

Refira-se que a INDRA é uma empresa vocacionada para a prestação de serviços tecnológicos e tal como em 2008 foi contratada pela CNE para o fornecimento de soluções e serviços eleitorais em Angola para o próximo pleito eleitoral.

Isaías Samakuva, presidente da UNITA, disse recentemente que, para as eleições de 2012, o valor do contrato que a CNE assinou com a INDRA, sem concurso público, para transmitir os resultados, a partir dos 164 municípios, é de cerca de $130 milhões de dólares – um contrato que, segundo ele, no mercado local seria cerca de 25 milhões de dólares.

Numa petição dirigida aos eurodeputados, um grupo da sociedade civil angolana, solicitou uma investigação independente sobre a participação da referida empresa no processo eleitoral de 2008. Alegam que no contrato celebrado com a INDRA, a CNE encomendou cerca de 10 milhões e 300 mil boletins de votos, mas a empresa produziu 26 milhões.
XS
SM
MD
LG