Links de Acesso

Portugueses formam oficiais da polícia guineense


Portugueses formam oficiais da polícia guineense
Portugueses formam oficiais da polícia guineense

Curso vai durar três e cobre áreas como direitos fundamentais, direoto processual e penal e lei de investigação criminal

specialistas portugueses estão a dar um curto curso de formação a oficiais da polícia da Guiné-Bissau.

O curso surge numa altura em que se dão os primeiros passos para uma reforma do sector de segurança algo considerado como essencial para a estabilização da Guiné-Bissau.

Ao todo são cinquenta elementos da Policia da Ordem Publica e da Guarda Nacional – uma nova orgânica, no âmbito da reforma em curso no sector da segurança - que estão envolvidos nesta acção de formação.

Três dias para quadros superiores da Guarda Nacional Republicana e da Policia de Segurança Publica de Portugal ministrarem temas como Direitos fundamentais, Direito processual e penal, planeamento operacional, administração e logística, organização policial, assim como a lei de investigação criminal.

Em discussão, nas palestras programadas, vão estar também os módulos centrados nas áreas da investigação criminal, violência doméstica, imigração e asilo.


Para o Ministro do Interior, Fernando Gomes, só com acções do género é que o pais pode ter um estado de direito desejado.

Gomes disse ainda que apenas pode existir a cidadania, se os direitos dos cidadãos forem não só respeitados, como defendidos.

Ouça a reportagem do Lassana Cassamá com declarações do ministro guineense e também do embaixador de Portugal. Para ouvir carregue na barra azul no topo

XS
SM
MD
LG