Links de Acesso

Bissau: Manifestação força encerramento do Supremo Tribunal


Protesto das forças da oposição reúniu poucoas pessoas mas, segundo os organizadores, teve simbolismo

Deocrreu sem incidentes uma manifestação para protestar contra pormenores das próximas eleições presidenciais.

A manifestação, convocada pela oposição visava protestar contra os Juízes do Supremo Tribunal de Justiça e contra o candidato do PAIGC para eleições antecipadas de 18 de Março, Carlos Gomes Júnior.

Mas, o facto é que o número quantitativo dos manifestantes não foi expressivo, quase quebrou a expectativa, se se levar em conta a quantidade de partidos políticos que compõe o colectivo da Oposição Democrática.

A Oposição Democrática, composta por 15 Formações Politicas, que pela voz de Fernando Vaz, o único responsável da hierarquia deste fórum politico, que esteve presente depois da manifestação ter chegado ao Supremo Tribunal de Justiça, desdramatiza a expressão numérica do acto, afirmando que o importante é o simbolismo da manifestação em si.

O objectivo da manifestação era repudiar a decisão judicial ao validar a candidatura de Carlos Gomes Júnior, assim como o não recenseamento de pessoas que atingiram a idade de votar.

E na altura da manifestação e temendo eventuais actos de violência, o Supremo Tribunal fechou as suas portas. Fontes concordantes afirmam a Voz de América que não havia segurança, tendo em conta aquilo que aconteceu, há duas semanas, a frente da sede da Comissão Nacional de Eleições.

A manifestação aconteceu um dia depois do Supremo Tribunal de Justiça ter publicado a lista definitiva dos candidatos a Presidência da Republica, e quando faltam menos de vinte e quatro hora para o inicio da campanha eleitoral.

É já a partir de amanhã e durante quinze dias que 10 candidatos vão lançar ao terreno para a conquista de votos. Durante duas semanas perspectivam-se disputas politicas em todas as frentes, perante uma segurança algo apreensiva.

XS
SM
MD
LG