Links de Acesso

Imprensa chinesa classifica de exito encontro de Hu com Obama


Imprensa chinesa classifica de exito encontro de Hu com Obama
Imprensa chinesa classifica de exito encontro de Hu com Obama

A China classifica como tendo sido um êxito as conversações do presidente Hu Jintao com o presidente Barack Obama, sublinhando que os dois dirigentes alcançaram importante consenso numa ampla variedade de assuntos.

Os jornais chineses desta quinta-feira, apresentam na primeira página, fotos do presidente Hu com o presidente Obama na Casa Branca.

Os títulos exaltam o novo capítulo no relacionamento dos dois países e os artigos acentuam as informações positivas do encontro.

Um texto da agencia oficial de noticias Xinhua caracteriza a visita de Hu a Washington com sendo um histórico momento da diplomacia da China com os Estados Unidos.

O porta-voz do ministério dos estrangeiros Hong Lei fez se eco daquele comentário.

Hong afirmou que o presidente Hu teve êxito nas conversações que manteve com o Presidente Obama, frisando que os dois lados acordaram em trabalhar no sentido da construção da parceria Sino-Americana de benefício mútuo e mutuo respeito – que denominou de tendência dos tempos.

O porta-voz referiu por outro lado que as duas partes chegaram a um consenso importante em muitos assuntos, incluindo as relações militares, a Coreia do Norte, o Irão, o Sudão, o espaço, a tecnologia e as trocas a alto-nível, embora não tenha entrado em detalhes.

O porta-voz acrescentou aindaque as duas partes destacaram a importância de Taiwan.

Hong referiu que Hu sublinhou que a questão de Taiwan refere-se à soberania e integridade territorial chinesa, e que por isso espera que os Estados Unidos respeitem os seus compromissos, e que aprecie e apoie a posição chinesa.

Pequim considera Taiwan parte do seu território, e não tem renunciado ao uso da força para reunificar a ilha de governo separado no caso de declarar a independência.

Os Estados Unidos reconhecem a existência de apenas uma China, mas comprometem-se a ajudar Taiwan a defender-se, e enfurecem a China com a venda de armamento à ilha.

O porta-voz chinês repetiu os comentários do presidente Hu sobre direitos humanos, reconhecendo que a China e os Estados Unidos têm diferenças serias sobre os direitos humanos, mas que as duas nações estão constantemente a melhorar a situação.

XS
SM
MD
LG