Links de Acesso

Angola: Censo tem que ter credibilidade nacional e internacional, diz ministro

  • Teodoro Albano

Angola Lubango

Angola Lubango

Job Graça esteve na Huíla para avaliar progressos nos preparativos

É necessário que o censo populacional a realizar em Maio tenha credibilidade nacional e internacional, disse no Lubango o ministro do planeamento e do desenvolvimento territorial, Job Graça, no seguimento de uma avaliação do estado de prontidão da província para o aguardado censo.

Segundo o governante três factores serão fundamentais para a produção de estatísticas fiáveis e credíveis no censo a realizar entre 16 e 31 de Maio.

“O recenseamento geral da população e habitação para produzir as estatísticas fiáveis que nós pretendemos tem de ter credibilidade nacional e internacional e essa credibilidade vamos buscá-la a três propriedades fundamentais: a simultaneidade logo que chegue o momento censitário; deve ser universal, todos os residentes devem ser contados e deve ter uma base individual”, disse o ministro.

A delegação ministerial terá ficado agradada com o envolvimento dos diferentes órgãos locais no processo preparatório para o censo.

O coordenador geral do censo em Angola, Camilo Seitas, destacou em comunicado final, a Huíla como a primeira a província do país a realizar o teatro de rua como instrumento de mobilização para o censo.

“Destacam-se as acções de todos os órgãos provinciais envolvidos na preparação de condições para a realização do censo geral que estão a ser levadas acabo no âmbito da mobilização e publicidade de forma bastante envolvente e positiva; realça-se o facto de ser a primeira província a implementar o teatro de rua pelos grupos t´cnicos que irá abranger todos os municípios e comunas; destaca-se o elevado grau de resposta das autoridades provinciais na criação de todos os postos de distribuição e centros de arrecadação ao nível da província, município e comunas” disse Ceitas.

O programa de investimentos públicos para a província e a discussão do plano local de desenvolvimento 2013/2014 foram os demais temas avaliados pelo governante na sua deslocação à Huíla.
XS
SM
MD
LG