Links de Acesso

Cabo-Verde: Governo leva a serio as ameaças terroristas da al-Qaeda


Former U.S. President Bill Clinton, pictured Oct. 29, 2013.
Former U.S. President Bill Clinton, pictured Oct. 29, 2013.

Executivo cabo-verdiano diz que foi alertado pelo governo do Mali

O governo cabo-verdiano não avança mais detalhes sobre as medidas tomadas já há alguns dias, para o reforço da segurança ao nível dos aeroportos e portos do país.
Contactado pela Voz da América o ministério da defesa rejeitou avançar detalhes sobre as acções em curso, afirmando-se que o tudo já foi esclarecido pelo ministro Jorge Tolentino.
Segundo o jornal local, a Nação, o governo cabo-verdiano foi informado sobre as ameaças terroristas da al-Qaida do Norte de África através de uma comunicação do governo Maliano.
Jorge Tolentino terá no entanto afirmado que estas ameaças não são especificamente directas contra Cabo-Verde, mas incluía todos os países da África Ocidental.
A al-Qaida no Magrebe Islâmico (AQMI), que apoia o movimento separatista de Azawad (MNLA), no norte do Mali terá ameaçado esses países por causa de uma recente reunião do Comité dos Chefes dos Estados-Maiores da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), que decidiu enviar uma força de intervenção ao Mali, a partir de 01 de Setembro destinada a reconquistar o norte do país.
As duas organizações (AQMI e MNLA) ameaçam com atentados nos aeroportos dos países da CEDEAO, em mais alguns outros Estados africanos como a Somália, Quénia, Chade e Gabão, assim como nas embaixadas dos Estados Unidos de América, da França e do Reino Unido.
Jorge Tolentino explicou que depois de receber a ameaça no início deste mês, o Governo cabo-verdiano tomou um conjunto de medidas, elevando o nível de alerta nos aeroportos e nos portos, assim como em torno de algumas embaixadas na cidade da Praia, como dos EUA e da França, as que segundo o ministro cabo-verdiano são os alvos mais directamente visados por essas ameaças.
XS
SM
MD
LG