O Presidente dos Estados Unidos recebeu na terça-feira, 11, à noite, o professor americano Marc Fogel na Casa Branca, libertado da Rússia, onde estava detido desde agosto de 2021 por ter entrado no país como marijuana prescrita para fins medicinais.
“Sinto-me como o homem mais sortudo da Terra agora”, disse Fogel ao lado de Trump e eligiou o Presidente, diplomatas e legisladores por trabalharem para garantir a sua libertação.
Veja Também
Trump reitera plano de tomada de Gaza em reunião com o rei Abdullah II da JordâniaDonald Trump disse que apreciou o que a Rússia fez ao deixar Fogel regressar a casa, mas se recusou a especificar os detalhes do acordo com Moscovo, que classificou de “muito justo” e muito razoável.
O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse aos jornalistas nesta quarta-feira, 12, que os Estados Unidos libertaram um cidadão russo como parte do acordo e que a sua identidade seria tornada pública assim que chegasse à Rússia.
Veja Também
Política na América: Debate sobre ajuda externa na Administração TrumpTrump também afirmou que outra libertação de reféns será anunciada hoje.
Mike Waltz, Conselheiro de Segurança Nacional de Trump, disse que os Estados Unidos e a Rússia “negociaram uma troca” para libertar Fogel, mas não deu detalhes sobre o que o lado americano do acordo implicava.
Veja Também
Embaixador americano em Moçambique avisa para caos se USAID retirar seus funcionáriosNos últimos anos, com acordos deste tipo, os dois governos têm libertado cidadãos presos nos respetivos países.