Aumentam casos de tuberculose em Malanje

Hospital provincial de Caculama

Aumento é mínimo mas números poderão não corresponder a uma realidade mais grave
O número de pessoas infectadas pelo bacilo de Coch em Malanje aumentou no primeiro trimestre deste ano em comparação ao igual período de 2012, confirmou o supervisor provincial do programa de luta contra a tuberculose, Luís Kissunje.

Your browser doesn’t support HTML5

Tuberculose aumenta em Malanje



Três casos positivos a mais de tuberculose foram notificados de Janeiro a Março do ano em curso mas Kissunje disse que esses números poderão não corresponder á realidade sendo provavelmente maiores.

Kissunje disse que hà “uma tendência de subida” e fez notar que na província há apenas dois laboratórios em funcionamento, um no município sede de Malanje e no Cacuso”.

“Se a província tivesse cobertura em todos os municípios é possível que a notificação de casos fosse maior,” acrescentou.

O índice de desistência às consultas é maior em toda extensão da provincia de Malanje, referiu o responsável .

“Cerca de 19.37 por cento dos doentes abandonam o tratamento depois de 60 dias,”, disse o supervisor provincial do programa de luta contra a tuberculose, Luís Kissunje.

Apesar da tuberculose ser uma patologia na lista de doenças que mais mortes causam na província de Malanje, o programa de combate á doença está desprovido de homens e viaturas para transportar os técnicos que devem acompanhar o tratamento dos pacientes nos domicílios.