STP: Governo declara estado de calamidade e pede ajuda internacional

Inundação em São Tomé e Príncipe, 28 de Dezembro de 2021

Dois mortos, seis desaparecidos e destruição ainda por calcular fazem parte do balanço da maior tempestade que assolou o país em 30 anos

O Governo são-tomense declarou estado de calamidade durante os próximos 15 dias devido aos danos causados pelas enxurradas das últimas 24 horas no país.

A tempestade que abateu sobre o arquipélago, principalmente na ilha de São -Tomé, desde terça-feira, deixou duas mortes, seis desaparecidos e danos ainda por calcular.

Your browser doesn’t support HTML5

Governo declara estado de calamidade e pede ajuda internacional - 2:00

O primeiro-ministro, Jorge Bom Jesus, reuniu o Conselho de Ministros que, além da declaração do estado de calamidade, anunciou a criação de um fundo para apoiar as vítimas e apelou ao apoio dos parceiros de cooperação internacional.

Além das vítimas mortais e dos desaparecidos, Bom Jesus revelou que quatro pontes destruídas na região norte no país, centenas de famílias desalojadas, deslizamentos de terra em várias localidades, estradas cortadas de norte ao sul e inundações em centenas de estabelecimentos comerciais, sobretudo no cento da capital.