São Tomé : O Fim da Campanha Eleitoral para o Parlamento

Arzemiro Prazeres, do Partido da Convergência Democratica (PCD)

Em São Tomé, os órgãos de segurança anunciaram a montagem de operações para assegurar o bom desenrolar das eleições deste domingo.

A polícia nacional e as forças armadas vão constituir equipas conjuntas de vigilância que supervisionarão as 235 assembleias de voto por todo país.

No último dia da campanha eleitoral a cidade de São Tomé foi o palco central dos comícios dos partidos políticos que disputam liderança do Parlamento.

O “Banho” que não lava

Estas eleições legislativas assumiram o valor de uma segunda volta, depois de nas autárquicas terem sobressaído duas figuras em disputa, Rafael Branco, o ainda primeiro-ministro do MLSTP/PSD e Patrice Trovoada, líder do ADI.

Os dois estão a medir forças numas eleições que não suscitou o interesse popular, e altamente dominadas pelo chamado “fenómeno banho”, uma prática que consiste em obter votos mediante o pagamento de valores monetários e enraizada pelos partidos políticos.

Este ano, o banho chegou a ser denunciado pela igreja católica, e confirmada pelos demais dirigentes políticos que reconhecem a sua importância para a salvaguarda dos seus interesses.