Cadeias de “fast food” entram na África do Sul

Uma recente sondagem mostrou que três quintos dos sul-africanos consomem “fast food” numa base mensal.
A indústria de “fast food” (refeições rápidas) está a crescer na África do Sul e mais restaurantes estão a entrar no mercado enquanto aumenta a procura dos consumidores. Uma recente sondagem mostrou que três quintos dos sul-africanos consomem “fast food” numa base mensal. Mas esse aumento de apetite por refeições rápidas traz preocupações de saúde.

Your browser doesn’t support HTML5

Cadeias de “fast food” entram na África do Sul


A companhia americana de “fast food” Burger King anunciou que vai entrar no próximo ano no mercado sul-africano.

A Grand Parade Investments, uma companhia sedeada na Cidade do Cabo, negociou os direitos para levar a Burger King para a África do Sul assim como a outros seis países da África Austral. O primeiro restaurante irá abrir entre Março e Julho do próximo ano.

O mercado de “fast food” na África do Sul tem crescido nos últimos anos. Um estudo pela companhia Analytix Business Intelligence, mostra que o número de pessoas que dizem ter consumido refeições rápidas no último mês aumento de 20,6 milhões em 2007 para 25,3 milhões em 2011.

O jornal sul-africano “Business Day” informou que o gigante americano de “fast food” Wendy’s está também a pensar entrar no mercado sul-africano.

Embora a entrada de companhias de “fast food” na África do Sul contribuam para um aumento de postos de trabalho num país com mais de 25 por cento de desempregados, o crescimento da indústria de “fast food” tem tido um impacto na cintura dos sul-africanos.

Em 2010, uma sondagem da companhia farmacêutica GlaxoSmithKline descobriu que 61 por cento dos sul-africanos têm peso a mais, são obesos ou sofrem de obesidade mórbida.

A Dra. Nelia Steyn, que tem estudado as dietas alimentares e a nutrição dos sul-africanos, disse que o governo sul-africano iniciou passos para promover estilos de vida mais saudáveis, mas que as pessoas têm de se consciencializar no que diz respeito à saúde, a partir de uma idade jovem.