Reações ao veredicto de George Zimmerman

Protesto em Times Square

O ex-segurança comunitário de um bairro do Estado norte-americano da Florida George Zimmerman, de 29 anos, foi declarado na sexta-feira inocente da morte do adolescente negro Trayvon Martin, em 2012. A decisão tem provocado manifestações em várias cidades dos Estados Unidos.

Milhares de pessoas desfilaram pelas ruas de várias cidades nos Estados Unidos para protestar o veredicto não-culpado de George Zimmerman, que fora levado a tribunal sob acusações de matar um jovem, Trayvon Martin, um africano-americano. Zimmerman, de origem hispânica, alegou ter actuado em legítima defesa quando disparou sobre o jovem de 17 anos de idade.

O incidente teve lugar em 2012. Caso fosse declarado culpado de homicídio este segurança comunitário arriscava prisão perpétua.

Your browser doesn’t support HTML5

Reaçoes ao veredicto de Zimmerman


George Zimmerman admitiu ter assassinado Trayvon Martin, alegando legítima defesa, e pediu desculpas aos pais da vítima durante o julgamento.

George Zimmerman disse em tribunal que alvejou Martin no peito por temer pela sua vida, mas o jovem não estava armado na altura, não havendo também testemunhas do ocorrido.

O caso que chocou os Estados Unidos voltou a lançar achas no debate sobre a desigualdade racial. A equipa de acusação de Zimmerman, alegou que o crime derivou do preconceito.

Depois do júri de seis mulheres ter absolvido Zimmerman de qualquer crime que lhe era imputado, com o veredicto de não-culpado, ocorreram manifestações pacíficas no domingo á noite em varias cidades Americanas como Nova Iorque, San Francisco, Boston, Detroit e Chicago. Os manifestantes exigiam justiça numa situação a que foram impressas tonalidades rácicas.

Pelo menos de seis pessoas foram presas na segunda-feira em Los Angeles quando a polícia dispersou uma “reunião ilegal” perto do prédio de CNN (em Atlanta).

O presidente americano Barack Obama apelou à calma no domingo, dizendo que “somos uma nação de leis e o júri já tomou a sua decisão.”

Durante os últimos meses este caso dominou horas e horas de notícias e a provocou um debate sobre a desigualdade racial nos Estados Unidos.

Treyvon Martin de 17 anos foi morto a tiro no ano passado durante uma briga com o segurança voluntário, George Zimmerman. Martin não estava armado. A morte deixou muitos Americanos a dizer que Martin foi alvo por ser negro. Zimmerman diz que actuou em legítima defesa após ter sido agredido fisicamente por Martin.