Presidente George H. W. Bush: Uma vida de serviço ao país

George H. W. Bush tinha 94 anos

Longa carreira como militar, empresário, diplomata, congressista e Presidente

"Jeb, Neil, Marvin, Doro e eu anunciamos com tristeza que, depois de 94 anos extraordinários, nosso querido pai morreu”, foi a frase divulgada na noite de sexta-feira, 30, em comunicado, pelo antigo Presidente americano George W. Bush a anunciar a morte do 41o. Presidente, o pai George Herbert Walker Bush.

A notícia deixou a América de luto no momento e o país lembra e honra a vida de um militar, empresário, diplomata e político.

Chamado popularmente de "Bush pai", por ter tido um filho Presidente também, ocupou a Casa Branca, entre 1989 e 1993, depois de ter sido, por oito anos, vice-presidente na Administração de Ronald Reagan.

Republicano e pai de um clã político que integra ainda um Presidente, George W. Bush, um governador, na Flórida, Jeb Bush, e netos em cargos em administrações municipais, George H. W. Bush destacou-se no seu mandato pela intervenção das forças norte-americanas no Iraque na guerra do Golfo, depois Saddam Hussein ter invadiram o Kuwait e pelo seu papel para o fim do mundo comunista.

Do nascimento a herói da guerra

George Herbert Walker Bush nasceu em Milton, Massachusetts, a 12 de Junho de 1924.

Pouco depois, a família, que era muito rica, transferiu-se para o subúrbio de Nova Iorque, onde estudou em escolas privadas, foi líder estudantil e, após terminar o ensino liceal, alistou-se para servir na 2ª Guerra Mundial.

Aos 18 anos, tornou-se um dos mais jovens pilotos da história do país e serviu em 58 missões.

Numa ocasião, o avião dele foi derrubado por japoneses e teve de ser resgatado das águas do Pacífico por um submarino americano.

George H. W. Bush chegou ao cargo de tenente e deixou a carreira depois da guerra.

A seguir, formou-se em economia, com louvor, pela Universidade Yale, em 1948.

Vida empresarial e familiar

Logo depois mudou-se para o Texas e começou a trabalhar na indústria do petróleo do Estado, onde fundou uma empresa exploradora em 1951 e foi presidente de outra companhia em 1960, tornando-se milionário e um dos mais influentes homens do petróleo.

Em 1945, casou-se com Barbara Pierce, uma união de 73 anos que se desfez quando a antiga-primeira dama faleceu a 17 de Abril de 2018.

Eles tiveram seis filhos: George, Robin (que morreu ainda criança), John (conhecido como Jeb), Neil, Marvin e Dorothy.

Carreira política

Filho do senador por Connecticut, Prescott Bush, George H. W. Bush juntou-se ao Partido Republicano, embora se tenha destacado por um perfil conservador a nível dos valores mas economicamente liberal.

Em 1967, foi eleito deputado pelo Texas, cargo em que se manteve até 1970.

Entre 1971 e 1974, foi embaixador na ONU e passou 14 meses como representante na China, antes de dirigir a agência de inteligência americana, CIA, de 1976 a 1977.

Três anos mais tarde, George H. W. Bush tentou ser o escolhido do Partido Republicano à Presidência do país, mas perdeu, tendo, no entanto, sido escolhido por Ronald Reagan para ser seu companheiro na corrida à Casa Branca.

Ganha a Presidência pelos republicanos, George H. W. Bush assume os programas antidrogas e fez visitas diplomáticas a dezenas de países.

Em 1988, foi nomeado candidato à Presidência pelo Partido Republicano e, depois de uma campanha com ataques pessoais entre ele e o democrata Michael Dukakis, Bush ganhou com 426 dos 537 dos votos do colégio eleitoral.

George H. W. Bush toma posse como Presidente

Presidência em tempos de mudança

O seu mandato de apenas quatro anos aconteceu num período de profundas mudanças na geopolítica, como o desmantelamento da União Soviética e do mundo comunista.

Durante o seu mandato, as forças americanas depuseram o Presidente do Panamá, general Manuel Noriega, e enviou tropas com apoio da ONU para remover soldados de Saddam Hussein que invadiram o Kuwait, durante a chamada primeira guerra do Golfo.

O seu mandato foi também marcado por profundas negociações com o então Presidente da União Soviética, Mikhail Gorbatchev, conduzindo ao fim do mundo comunista.

A nível interno apostou em não aumentar impostos, mas foi obrigado a contrariar a sua posição para tentar reduzir o défice do país que, no entanto, não foi um bom legado.

Em 1992, tentou a reeleição mas foi derrotado por Bill Clinton.

Jimmy Carter, George H. W. Bush, George W. Bush, Barack Obama e Bill Clinton

Causas humanitárias

Após abandonar a vida política, George H. W. Bush dedicou-se a causas humanitárias, ajudando a recolher fundos para as vítimas do Furacão Katrina em 2005 e o Furacão Harvey, em 2017.

Nesse período manteve uma excelente relação com os antigos Presidentes democratas, Jimmy Carter, Bill Clinton e Barack Obama, com os quais chegou a participar da iniciativa One America Appeal, a favor das vítimas do Furacão Harvey.

Em 2011, recebeu de Barack Obama a Medalha da Liberdade, a maior condecoração a um civil dos Estados Unidos.