Polícias de Manica acusados de pedofilia e violações sexuais

André Baptista

Em Moçambique, o Tribunal Judicial de Báruè condenou a um ano e seis meses de prisão, convertidos em multa, um agente da polícia por pedofilia e julgou um segundo membro da corporação por violação sexual de uma mulher detida nas celas do comando policial local.

Your browser doesn’t support HTML5

Polícias de Manica envolvidos em violações sexuais

“O agente David Ndafirenhica foi condenado a 18 meses de prisão convertidos em multa, por ter sido provado o seu envolvimento sexual com uma menor de 13 anos, filha de seu colega, após a raptar e violar quando a criança regressava da escola”, disse um oficial de justiça do Tribunal de Báruè, em Manica.

Na sentença, o Tribunal repreendeu a conduta do agente, sustentando que a profissão do polícia devia servir como exemplar na construção da moral da sociedade.

A mãe da vitima considera que a sentença peca por dar fiança ao agente, que continua nas fileiras da Polícia.

“Estou satisfeita com a sentença, mas estes agentes deviam apodrecer na cadeia por serem uma ameaça à sociedade” desabafa a mulher de 43 anos, numa posição contrária de Amilton Miguel, advogado do réu, que classifica a sentença de “justa”, adiantando que, além da repreensão da atitude do agente, a decisão do juiz vai ajudar na sua socialização.

O agente em causa violou em Novembro passado a menor de 13 anos, filha de um colega seu, com quem partilha posto no Comando da Polícia local, raptando-a para uma mata distante a zona residencial, tendo tirado a sua mocidade.

Entretanto o mesmo tribunal iniciou igualmente a julgar o caso de um outro agente da polícia afecto ao mesmo distrito, por ter violado sexualmente uma mulher detida nas celas do Comando local, após força-la com ameaças de tortura e morte.

“A minha esposa foi violada por um agente Gildo Gerente. Ele entrou nas celas e intimidou a minha esposa com tortura, e depois a obrigou a ter relações sexuais”, contou o esposo, afiançando que a sua condição de pobreza tem estado a contribuir para a morosidade processual no tribunal e na violação dos seus direitos.