Polícia moçambicana envolvida no desaparecimento de cornos de rinoceronte

Arquivo

Alfredo Júnior

A polícia moçambicana apreendeu 65 cornos de rinoceront, abatidos ilegalmente por cidadãos estrangeiros e nacionais em algumas reservas do país. Mas, desta apreensão, 12 desapareceram misteriosamente no comando da polícia na Matola.

Your browser doesn’t support HTML5

Polícia moçambicana envolvida no desaparecimento de cornos de rinoceronte

Polícias que deveriam guarnecer os mesmos estão envolvidos no desvio, o que, para o ambientalista Carlos Serra, é obra do crime organizado.

"Basicamente revela fragilidades nossas, pois estamos a lidar com o crime organizado transnacional e mais do que nunca temos que estar organizados para travá-lo", disse Carlos Serra.

Por outro lado, o desaparecimento deste material apreendido está relacionado com a falta de clareza sobre o que fazer com os mesmos.

O Governo, na voz de Anselimna Liphola, do Ministério da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural, diz que vai seguir o que dizem as regras internacionais.

"Pela Convenção Internacional do Comércio não podemos vender este material apreendido que só acontece por licença", garantiu Liphola.

Incinerar o material é um procedimento considerado correcto para desincentivar o tráfico de cornos de rinoceronte e o abate ilegal de animais em vias de extinção.

A batalha para o fim da caça furtiva em Moçambique está longe de ser ganha, porém há pequenos passos que estão a ser dados para desinibir esta prática.

Enquanto isso, o número de rinoceronte se elefantes vai diminuindo. Em Moçambique são pouco mais de 10 mil elefantes, cujo número reduzido deve-se ao negócio ilegal internacional do marfim, que leva ao abate desses animais.