Oposição angolana acusa MPLA de destruir os seus símbolos

Alcides Sakala, porta-voz da UNITA

Os dois maiores partidos na oposição em Angola, UNITA e CASA-CE, queixaram-se mais uma vez da vandalização dos símbolos das suas formações políticas por elementos alegadamente ligados ao MPLA.

Your browser doesn’t support HTML5

Oposição acusa MPLA de destruição dos seus simbolos -1:44

A CASA-CE acusou mesmo elementos ligados á segurança do estado de terem destruído símbolos seus no último final de semana, na centralidade do Kilamba.

Serafim Capembe Lourenço Simeão, Secretário Nacional para Organização e Mobilização da CASA-CE, disse que várias bandeiras foram destruídas e que a vandalização dos símbolos do partido se regista em quase todo país.

“Esta questão tem ocorrido a nivel de todo país e temos informações fidedigna que foram os carros dos serviços secretos que fizeram o arranque das bandeiras no Kilamba”, disse.

A UNITA, na voz do seu porta-voz Alcides Sakala, afirma que desde o fim do conflito armado, em 2002, a vandalização dos símbolos do seu partido nunca terminou.

Segundo Sakala isto tem como objectivo criar um ambiente de medo e condicionar a participação dos militantes da UNITA nos processos políticos.

“Essa prática não cessou; infelizmente ela arrasta-se desde o fim do conflito”, disse.

“A estratégia visa pôr medo às populações para os novos desafios”, acrescentou

Sakala acusou elementos afectos ao MPLA de destruir diversas sedes do seu partido.