Nampula:Deputados da Renamo acusam polícia

  • Faizal Ibramugy

សៀមរាប​​មាន​សភាព​ធម្មតា​​នៅ​ព្រឹក​ថ្ងៃ​សុក្រ ទី​២០ ខែ​មីនា ឆ្នាំ​២០១៥​នេះ ថ្វី​បើ​នៅ​ត្រឹម​ប្រមាណ​១២​ម៉ោង​ប៉ុណ្ណោះ​មុន​ការ​អញ្ជើញ​មក​ដល់​នៃ​លោកស្រី Michelle Obama ដែល​លោក​ស្រី​នឹង​ក្លាយ​ជា​ភរិយា​នៃ​ប្រធានាធិបតី​សហរដ្ឋ​អាមេរិក​កំពុង​កាន់​តំណែង​ដំបូង​ដែល​មក​ទស្សនកិច្ច​ប្រទេស​កម្ពុជា។ (នៅ ពៅលក្ខិណា/VOA)

O deputado Fernando Matuassanga revelou que a polícia tem feito detenções no período nocturno em violação da Constituição da República que proíbe detenções depois do pôr-do-sol.
Um grupo de deputados da Renamo, pelo círculo eleitoral de Nampula, denunciou nesta terça-feira o que consideram ser uma violação sistemática dos direitos humanos por parte da polícia moçambicana, caracterizada por detenções arbitrárias aos membros daquele partido da oposição.

Your browser doesn’t support HTML5

Nampula: Deputados da Renamo acusam polícia 3:00

O deputado Fernando Matuassanga revelou que a polícia tem feito detenções no período nocturno, o que também viola a Constituição da República que proíbe detenções depois do pôr-do-sol.

No último fim-de-semana, um membro da Renamo no distrito de Monapo foi detido sem explicações e transferido para o Comando Provincial, onde se encontra ainda sem qualquer acusação formal. Ainda no fim-de-semana, a polícia no distrito de Rapale tentou sem sucesso deter o delegado político da Renamo em Rapale, segundo Fernando Matuassanga.

Aquele deputado denunciou ainda que detenções em número considerável de membros da Renamo estão a acontecer nos distritos de Mogovolas e Memba.
Para além de detenções, o grupo de deputados da Renamo pelo círculo eleitoral de Nampula diz que a polícia está a proibir qualquer tipo de trabalho por parte daquela formação política, o que de certa forma preocupa ao partido.

Para abordar estes e outros problemas, o grupo de deputados marcou uma audiência com a comandante provincial para as 14 horas desta terça.

Entretanto, na hora marcada e quando os deputados já se encontravam no comando da polícia foram informados que o comandante viajou de repente e que, por isso, não podia recebê-los.

Recorde-se que até ao momento 35 homens da Renamo são dados como detidos no comando provincial de Nampula. A Voz da América soube que se encontram isolados de outros detidos e não podem receber comida nem visita dos familiares.