"MPLA lançou campanha para destruir Unita", diz dirigente do Galo Negro

Ricardo Ekupa de Noé "Tuyula"

Secretário provincial da Unita no Namibe diz que campanha envolve ataques, difamação e obstrução nos serviços publicos e militares.

O representante da UNITA no Namibe acusou o Presidente Eduardo dos Santos e o Bureau Politico do MPLA de darem ordens para uma campanha de “debilitação” da UNITA.

Your browser doesn’t support HTML5

UNITA no Namibe diz haver plano para "eliminar" seus militantes - 2:45

Em conferência de imprensa convocada pelo titular do executivo do partido do Galo Negro na província do Namibe, Ricardo Ekupa de Noé “Tuyula”, disse existirem documentos que revelam o envolvimento do Presidente da Republica, nas vestes de Presidente do MPLA, ter dado ordens aos serviços de inteligência angolana para levar acabo o programa.

“Muito recentemente, através do seu Bureau político, Excelência, senhor Engenheiro, José Eduardo dos Santos, Presidente da República de Angola e do MPLA, orientou os órgãos de inteligência e segurança, na sua generalidade, a cumprir até ao ano 2017 a debilitação, isto é debilitar a UNITA”, disse.

Segundo o dirigente da UNITA, na província do Namibe, o plano em causa, também contempla a promoção de actos caluniosos que depois deverão culminar em actos criminais, onde os quadros influentes da UNITA serão julgados e condenados inocentemente.

Segundo “Tuyula”, “todos os membros das ex-forças militares da UNITA integrados e patenteados nos órgãos da defesa nacional e segurança, isto é, nas FAA e na Polícia Nacional, devem estar na condição de oficiais à disposição para de forma legal abranger a reforma em curso nas forças armadas angolanas”.

As ordens visam também “evitar a todo o custo, inclusive os seus descendentes a ascenderem de patentes ou ocupar lugares de destaque, discriminá-los, desde os concursos de acesso á função pública, fazendo triagem na juventude desde as suas origens político-partidárias”.

“Se o partido no poder diz ser maioritário, que receio e medo tem de conviver e coexistir na diferença, com a força de oposição que dizem ser minoritário? Será que não acreditam na dita maioria, pois sabem como ela tenha surgido, e para perdura-la tem de se apostar em silenciar a oposição?”, interrogou.