Moçambique e Tanzania reforçam cooperação na luta contra o terrorismo

Presidente de Moçambique, Filipe Nyusi (esq) e Presidente da Tanzânia, Samia Suluhu Hassan. Maputo, 21 setembro 2022

Moçambique e Tanzânia assinaram hoje (21) dois acordos de reforço à cooperação bilateral no sector da paz e segurança.

A nova etapa de relacionamento bilateral foi rubricada num encontro entre o presidente moçambicano, Filipe Nyusi, e a sua congénere tanzaniana, Samia Hassan, que está em Maputo para uma visita oficial de três dias.

Your browser doesn’t support HTML5

Moçambique e Tanzania reforçam cooperação na luta contra o terrorismo

"Tivemos conversações bilaterais de que resultaram dois memorandos, o primeiro, relativo a paz e segurança e outro sobre questões de evacuação, onde demos importantes passos em frente" disse a estadista tanzaniana, reservando detalhes públicos para o banquete oficial de recepção, a ser oferecido pelo homólogo moçambicano.

Your browser doesn’t support HTML5

Presidentes da Tanzania e Moçambique discutem combate ao terrorismo e cooperação económica

Com uma fronteira comum de mais de 700 quilómetros, os dois países olham para a luta contra o terrorismo, como uma questão vital, que precisa de cooperação mais estreita, que vá para além do que acontece nas esferas regionais.

Veja Também Cabo Delgado: Nyusi concede “indulto” a mais de 60 suspeitos terroristas

"A Presidente Samia disse, directamente, que para além da sua participação ao nível da SAMIM (Força da SADC que combate o terrorismo em Cabo Delgado),Tanzania está disponível para poder cooperar connosco, de forma bilateral (…) para podermos facilitar a intervenção contra os problemas comuns, tendo em conta a fronteira que é comum" explicou Nyusi.

Paralelamente às questões de paz e segurança, os dois países assinaram acordos que visam reforçar e dar novo dinamismo à cooperação económica.

Veja Também Moçambique em conversações de insurreição com a Tanzânia