Mike Pence acusado de usar email privado para assuntos oficiais

Mike Pence criticou fortemente Hillary Clinton sobre uso de email privado

Gabinete do vice-presidente e antigo governador de Indiana diz que tudo foi feito dentro da lei

O vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, utilizou uma conta privada de e-mail para questões de política geral quando era governador de Indiana, informa o jornal "Indianapolis Star".

Os e-mails obtidos pelo jornal do Estado onde Pence era governador até ser eleito mostram que Pence utilizou uma conta privada - que a publicação afirma ter sido pirateada no ano passado - para discutir "assuntos sensíveis e questões de segurança interna".

O "Indianapolis Star", que obteve as mensagens após um pedido ao registoo público, afirma que o gabinete do vice-presidente confirmou que "Mike Pence manteve uma conta de e-mail do Estado e uma conta pessoal".

"Como governador, o senhor Pence cumpriu totalmente a lei de Indiana sobre o uso e a preservação do e-mail", afirmou o gabinete ao jornal.

Durante a campanha presidencial, Pence criticou a candidata democrata Hillary Clinton pelo uso de um servidor de e-mail privado para as comunicações oficiais, um escândalo que a perseguiu até o fim da disputa.

O jornalista que revelou a notícia, Tony Cook, disse ao canal CNN que o porta-voz de Pence "minimizou qualquer comparação com o uso de um servidor e um e-mail privado por parte de Hillary Clinton".

A lei de Indiana não proíbe que os ocupantes de cargos públicos utilizem o e-mail pessoal, mas em geral exige que as mensagens relacionadas a questões oficiais sejam arquivados com fins de informação pública.

O gabinete de Pence afirmou ao jornal que a sua campanha havia adoptado medidas para permitir a transferência ao Estado das mensagens eletrónicas pessoais relativas a temas públicos.

Recorde-se que o uso do email privado de Hillary Clinton para uso oficial foi um dos cavalos-de-batalha de Donald Trump contra a então candidata republicana.