Metade dos americanos aguarda debate para decidir entre Donald Trump e Hillary Clinton

Donald Trump e Hillary Clinton

Primeiro confronto a dois acontece nesta segunda-feira.

Metade dos eleitores norte-americanos prováveis irá contar com os debates presidenciais para escolher entre o republicano Donald Trump e a democrata Hillary Clinton na eleição de 8 de Novembro, de acordo com uma pesquisa de opinião Reuters/Ipsos divulgada nesta segunda-feira, 26.

Os resultados mostram o equilíbrio da disputa entre os candidatos à Casa Branca no momento em que Hillary e Trump preparam-se para o primeiro de trêsdebates, que acontecerá no horário nobre da televisão e que deve atrair uma audiência de até 100 milhões de espectadores.

A sondagem indica que cerca de 50 por cento dos eleitores prováveis acham que os debates irão ajudá-los a formar uma decisão sobre quem apoiar, incluindo 10 por cento que dizem não se inclinar para nenhuma dos dois candidatos.

Cerca de 39 por cento disseram que os debates não irão ajudar e 11 por cento afirmaram que não sabem como esses confrontos irão afectá-los.

Como sinal claro de que a maioria dos espectadores também espera que os debates tragam esclarecimentos, cerca de 72 por cento dos entrevistados disseram que querem que os moderadores indiquem quando um candidato disser algo que não é verdade.

Este número incluiu 73 por cento de pessoas que se identificaram como apoiantes de Trump e 82 por cento das que apoiam Hillary.

A candidata democrata lidera na maioria das pesquisas de opinião nacionais e tem vantagens cruciais em Estados considerados determinantes como Ohio e Carolina do Norte.

Entretanto, Hillary Clinton viu sua popularidade diminuir nas últimas semanas, estando agora tecnicamente empatada com Donald Trump.

A pesquisa Reuters/Ipsos foi realizada pela internet, em inglês, em todos os 50 Estados norte-americanos e ouviu 2.124 adultos, entre eles 1.337 considerados eleitores prováveis.

O debate começa às 21 horas locais, 1 UTC.