"Arquivo Íntimo", de Nelson Mandela, publicado em português

Capa da edição portuguesa do livro de Nelson Mandela, "Arquivo Íntimo"

Livro do ex-Presidente sul-africano está à venda em Lisboa e Luanda

Washington, 26 Nov - A edição portuguesa do novo livro de Nelson Mandela, "Arquivos Íntimos", foi apresentada ao público numa cerimónia na embaixada da África do Sul em Lisboa.

António Vasconcelos e Sá, director geral da Editora Objectiva, disse à VOA ser uma "enorme honra e um privilégio" editar Mandela em português e comenta o grande humanismo revelado pelas cartas que o activista anti-apatheid e, mais tarde, presidente sul-africano escreveu nos seus 27 anos de cativeiro.

Vasconcelos e Sá descreve Mandela como "um homem muito especial, de superior inteligência e superior humildade".

"Arquivo Íntimo" publica cartas da prisão, que Vasconcelos e Sá classifica como "escritos comoventes", e duas colecções de conversas informais gravadas com um biógrafo e cujos trechos informais não tinham sido publicados; e outra com um companheiro de cárcere de Mandela.

"Depois de tudo o que fez pela África do Sul, Mandela não deixa de ser um homem comum, como todos nós. É isso que este livro mostra", diz o director geral da editora, prosseguindo que se a biografia de Mandela, "A Longa Marcha para a Liberdade", é o retrato do homem político, "Arquivo Íntimos" é o retrato da pessoa.

Ouça a entrevista com António Vasconcelos e Sá.